12 de julho de 2025

Especialista destaca os sintomas e tratamentos de viroses comuns nesse período

Andressa Lopes

Publicado em 23/03/2024 18:40

Compartilhe:

 

 

Mosca doméstica (Foto: Pixabay)

Durante o período chuvoso ocorre o aumento no quadro de viroses, como a ‘virose da mosca’, que é contraída através do consumo de um alimento contaminado pelo inseto. Com isso, o médico clínico-geral, Mario Nicolau, orientou sobre a prevenção e explicou quais as principais viroses comuns nesse período.

Segundo o médico, além da virose da mosca, também é comum as “arboviroses”, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos como a Dengue, Zika e Chikungunya.

“ Virose é popularmente conhecida qualquer doença causada por vírus, e dependendo do local onde que esse vírus se aloja, pode provocar sintomas respiratórios como, por exemplo, gripes, resfriados. Pode se alojar no nosso trato gastrointestinal, estômago, intestino, gerando náuseas, vômitos e diarreia. Então, a depender do local que ele se abriga, pode ter sintomas variados” contou.

Conforme o Dr. Mário, as arboviroses acometem os grupos musculares, todavia, a maioria das viroses possui um quadro limitado, e dentro de três a cinco dias, a tendência é que o organismo combata aquele vírus, mas quando os sintomas estão em excesso, ocorre desidratação e é preciso procurar os cuidados médicos.

“Se a febre é muito alta e não passa com dipirona, paracetamol, você vomita bastante, não consegue engolir a medicação, você toma medicação e já vomita, então é hora de procurar assistência médico hospitalar” disse.

Como evitar as arboviroses?

Conforme o Dr. Mario, a higienização é a melhor forma de evitar as arboviroses, cuidados como lavar as mãos após o uso de transporte público, ou banheiro, higienizar corretamente frutas e verduras, deixar o ambiente limpo e descartar o lixo de forma correta, são essenciais para o combate às moscas e mosquitos.

Caso a pessoa já esteja com a virose e possua sintomas respiratórios, é necessário o uso de máscara, e atenção com a higiene das mãos, para evitar a propagação da doença, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva, por exemplo.

A limpeza do aparelho celular também é importante no combate a estas doenças.

“ O celular, infelizmente, hoje em dia é um importante meio de propagação de vírus, de bactérias, porque as pessoas não se preocupam tanto com a higiene peculiar do celular, além dos controles remotos de TV, então acaba que isso ajuda a proliferar ainda mais as viroses, principalmente as gastrointestinais” finalizou.

 

 

Leia também: