
As pessoas que estão em posse de celulares com restrição de furto/roubo podem ser presas se não se apresentarem à delegacia de Polícia Civil para devolver o celular após receber intimação
Na cidade de Picos (PI), na quinta-feira (21), um homem que estava em posse de um celular com restrição recusou a intimação policial e debochou da situação. Ele foi preso.
O delegado Rodrigo Morais, titular da Delegacia Especializada de Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) de Picos, contou ao Portal ClubeNews que a delegacia realiza buscas para localizar os aparelhos para restituiar as vítimas de roubo/furto.
“Estamos mandando as pessoas devolverem os aparelhos. A intimação é feita pelo celular funcional da DEPATRI (86 99469-4728), com a insígnia da Polícia Civil e a identificação do agente que está intimando”, explica o delegado.
“Ao identificar negligência ou imprudência, lavramos o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e a receptação será culposa. Caso a pessoa se recusar, vamos até a pessoa e conduzimos até a Delegacia para oferecer uma receptação dolorosa ou culposa”, acrescenta.
SEM NOTA FISCAL
O delegado alerta a população para a compra de celulares sem nota fiscal e com preços abaixo do valor comercial. Na maioria das vezes, esses aparelhos são irregulares e podem ser frutos de ações criminosas.
“Existe uma coisa chamada dolo eventual. Você assume o risco de adquirir um produto criminoso quando você compra um produto que é de R$ 2 mil por R$ 400. Existe a recepção culposa e a dolosa. ‘Delegado, mas eu não sabia que era crime’. Poxa, mas você nem desconfiou? A pessoa tem que ter a cautela ao adquirir esses produtos”, frisa.
A DEPATRI pede que a população utilize o canal de denúncias anônimas caso saibam de cometimentos de crimes, de forma anônima, através do link: bit.ly/denuncia_depatri.