
Rayfran Junior*
MaluBarreto@tvclube.com.br
O influenciador Léo Picon, compartilhou a denúncia de uma mãe alegando que seus filhos, diagnosticados com autismo, estão sendo impedidos de frequentarem a escola CMEI Hercilia Torres de Almeida, localizada no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina.
Segundo a mãe das crianças, a escola está realizando um “rodízio” para crianças autistas poderem frequentar as aulas na instituição. Além disso, segundo ela, apenas crianças com “grau” leve de autismo se encaixam no rodízio da escola, impossibilitando sua filha de fazer parte.
Revoltado com a situação, o influenciador publicou um vídeo nas redes sociais relatando a denúncia que recebeu da mãe das crianças.
“Criança tem que estar na escola, e o Estado tem obrigação de abraçar todas as crianças, independente da condição de cada um. Mas isso não acontece, já temos muitas crianças na rua, sendo convidadas para a criminalidade, deixando de desenvolver a educação, e para mim, isso é absurdo”, disse Léo Picon.
Além disso, o influenciador, que é de São Paulo, pediu orientações para os seguidores sobre como ajudar e qual atitude tomar para que a criança volte a estudar na escola.
“Gostaria muito de saber o que a gente pode fazer para que a Luna Lorena de Andrade possa ir para a escola, em Teresina, No Piauí”, finalizou.
Semec se pronuncia
A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio de uma nota emitida, informou que existe um processo seletivo para a contratação de estagiários que possam acompanhar alunos com transtorno do espectro autista (TEA), e os funcionários estão sendo convocados diariamente.
Segundo o órgão, o processo seletivo foi planejado para antes do início do ano letivo, mas o número insuficiente de candidatos atrasou o andamento. Além disso, a Semec disse que no caso da CMEI Hercilia Torres de Almeida, uma das auxiliares apresentou um atestado por contrair dengue.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que, ao contrário do que foi divulgado na mídia sobre o processo seletivo realizado para a contratação de estagiários (Auxiliares de Apoio à Inclusão e docência), de que os selecionados não estão sendo convocados, o processo de convocação está sendo divulgado diariamente, através do site www.semec.pmt.pi.gov.br.
Esclarecemos que os auxiliares estão sendo encaminhados para todos os alunos com deficiência que se encontram matriculados na Rede Municipal de Educação de Teresina.
O processo seletivo possui as seguintes etapas: classificação; documentação; lotação; e orientação. A Semec já divulgou a quarta convocação e nesta sexta-feira (22) será divulgada a quinta lista de selecionados.
O Auxiliar de Apoio é encaminhado para as Escolas e/ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de acordo com sua zona/localização e necessidade da unidade de ensino.
“Já foram convocados cerca de 140 estagiários que estão chegando nas escolas e CMEIs e a previsão é que não falte Auxiliar de Apoio à Inclusão em nenhuma unidade educacional da Rede. Ressaltamos, ainda, que a Semec está atendendo e ouvindo todas as entidades que trabalham com crianças com deficiências, bem como a Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Piauí), seguindo as orientações do Ministério Público”, ressalta o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes.
O processo seletivo foi pensado para iniciar antes do período letivo, porém, o número de inscrições não foi suficiente, abrindo novo prazo.
Especificamente no caso do CMEI Hercília Torres, localizado na zona Sul de Teresina, como das demais unidades de ensino do município de Teresina, os estagiários estão sendo encaminhados e recebem as devidas orientações específicas para o início dos trabalhos. Neste caso específico, uma das auxiliares apresentou atestado por contrair dengue.
A Semec não orienta a nenhum gestor (a) a realizar rodízios de professores e auxiliares. A Secretaria está aberta para atender a todos, na busca pela resolução dos problemas.
Tendo em vista a urgência em atender as necessidades, a Secretaria Municipal de Educação já ampliou o número de convocados para atender o mais rápido possível todas as unidades de ensino.
Para mais informações, a lista de estagiários convocados encontra-se no site da Semec.
Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto