
O desembargador Sebastião Ribeiro Martins tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na manhã desta segunda-feira (7).
O novo presidente do TRE-PI terá como principal tarefa o combate às informações falsas, conhecidas como fake news, e o uso das inteligências artificiais nas eleições de 2024.
A solenidade foi prestigiada pelos governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do Piauí, Rafael Fonteles (PT), além do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Durante o discurso de posse, Sebastião Ribeiro Martins reforçou o papel do TRE-PI nas eleições municipais em garantir a lisura do pleito.
Candidatos que infringirem as regras poderão ser impedidos de concorrer às eleições e, caso eleitos, terão seus respectivos mandatos cassados.
“Um dos temas que devem merecer especial atenção da Justiça Eleitoral é o enfrentamento à desinformação e a utilização ilícita da inteligência artificial. Pode prejudicar a integridade do processo eleitoral; pode resultar em multa e cassação do registro eleitoral do candidato”, assegurou.
Segurança
Sebastião Ribeiro também falou sobre a segurança das urnas eletrônicas. Serão 10 mil urnas eletrônicas utilizadas no Piauí para as eleições de outubro.
“Essa tecnologia garante mais segurança na identificação do eleitor na hora da votação. O TRE exercerá o seu papel a partir dos municípios que integram as 77 zonas eleitorais de todo o estado, das quais cinco estão em Teresina”, pontuou.
Nova gestão
Sebastião Ribeiro vai substituir o então presidente do TRE-PI, Erivan Lopes. Como vice-presidente foi empossado o desembargador Ricardo Gentil, que também assumirá o cargo de corregedor-geral de justiça. Atualmente, a função é exercida pelo desembargador José James.
LEIA MAIS
Desembargador Sebastião Ribeiro Martins é eleito presidente do TRE-PI
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!