15 de agosto de 2025

Criminalização das drogas não deve interferir nos remédios à base de cannabis no Piauí

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 17/04/2024 16:20

Compartilhe:

(Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A criminalização do porte e da posse de qualquer quantidade de drogas, aprovada pelo Senado Federal, na terça-feira (17), não deve interferir no consumo de medicamentos à base de cannabis no Piauí.

O deputado estadual, Ziza Carvalho (MDB), é o autor do Projeto de Lei n° 01/22, aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sobre a política estadual de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos à base da planta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o parlamentar, o consumo, pesquisa e distribuição de medicamentos à base de cannabis são de responsabilidade dos entes federados.

“A Assembleia Legislativa tem competência para legislar sobre a questão de medicamentos que podem ser fornecidos pelo SUS no Piauí com base na cannabis. Política de drogas é com o Governo Federal”, garantiu.

Deputado estadual Ziza Carvalho (Foto: divulgação/ Alepi)

A alteração constitucional feita pelos senadores ainda será analisada pela Câmara dos Deputados. Na avaliação de Ziza Carvalho, o resultado seria uma forma de retaliação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e completou dizendo que a proposta não interfere nas políticas de segurança pública do país.

“O modelo de política de combate às drogas está completamente fracassado. A Alemanha, Dinamarca, França, todos já adotaram um enfrentamento diferente do que o Congresso decidiu ontem no Brasil. É uma medida extremista, de afronta ao Supremo, e que não vai resolver em nada com relação à criminalidade”, destacou.

Impasse entre STF e o Congresso

No mês de março deste ano, o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas foi suspenso no Supremo Tribunal Federal. A tramitação da pauta no STF dividiu a opinião dentre os parlamentares do Congresso Nacional.

Na votação de terça-feira (16), os senadores piauienses Ciro Nogueira (Progressistas) e Jussara Lima (PSD) votaram favoráveis ao texto. O senador Marcelo Castro (MDB) não compareceu à sessão.

LEIA TAMBÉM:

Veja como votaram os senadores do Piauí na PEC sobre drogas

Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas

Sancionada lei que determina distribuição gratuita de medicamentos de Cannabis no PI


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias