
A Festa Literária do Sesc Cajuína (FLICAJU) acontece entre os dias 25 a 28 de abril. O evento vai promover o diálogo e ações voltadas ao fomento à leitura. A programação vai passar por vários gêneros literários, modos de se fazer literatura e gerações de artistas e fazedores de cultura.
Em sua primeira edição, a FLICAJU tem como tema “Literatura, Ancestralidade, Futuro”. Os homenageados deste ano na FLICAJU são o pensador quilombola Nêgo Bispo (em memória) e a cordelista Josefina Ferreira, que está na programação do evento.
“A FLICAJU surge de uma escuta ativa, de uma construção colaborativa e por meio de múltiplas vozes, estilos, artistas e inúmeros sonhos, pretende festejar as riquezas, os pensadores e a diversidade da literatura produzida no Piauí. A Festa Literária do Sesc Cajuína dá seus primeiros passos, discutindo a ancestralidade para pensar o futuro, contribuindo para um presente potente, único e coletivo”, diz Hildegarda Sampaio, coordenadora de Cultura do Sesc-PI.

A FLICAJU traz nomes de destaque da literatura nacional, como o afro futurista Fábio Kabral e a cordelista Paola Tôrres, e dará destaque em sua programação para lançamentos de livros e bate-papos de artistas da palavra piauienses de diversas áreas de atuação e faixas etárias.
“Após o grande sucesso do Festival Arte da Palavra, o FARPA, em 2023, projeto do Departamento Nacional do Sesc, nós do Sesc Cajuína fomos inspirados a criar a nossa festa literária, festa esta que preparamos com muita dedicação e empenho e estamos ansiosos para receber o público piauiense em nossa casa, o Centro Cultural Sesc Cajuína”, destaca Iara Victor, gerente do Sesc Cajuína.
O evento também conta com oficinas, apresentações musicais, sarau, espetáculos de dança, mostra de curtas poéticos, dentre outras atividades.
A entrada solidária (1 kg de alimento que será doado ao Sesc Mesa Brasil) e aberta para todos os públicos.
25 DE ABRIL (quinta-feira) – NOITE
19h – Cerimônia de abertura: apresentação do Espetáculo “Festa no Terreiro”, do Curso de Dança Popular do Sesc Caixeiral (PI), e apresentação musical com Grupo de Cultura Afro Ijexá (PI).