7 de julho de 2025

Estudante abre hotel para aves e ajuda tutores em Teresina

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 20/04/2024 15:00

Compartilhe:

Raissa Gomes e as aves (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante de medicina veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Raissa Gomes Lima, de 21 anos, criou um hotel para aves pet (calopsita, agapórnis, periquitos), em Teresina. A hospedagem procura ajudar donos de pássaros que vão viajar e não tem onde ou com quem deixar os animais.

“A ideia surgiu quando uma amiga, que tinha calopsitas, ia viajar e perguntou se eu ficaria (com a ave). Ela já sabia que eu gostava e sabia que eu tinha contato. Decidi criar um Instagram (@avespetsitter) voltado só para divulgar a minha hospedagem e divulgar também cuidados no manejo, porque diferente de cães e gatos, que exigem cuidados diferentes”, explica.

Raissa conta que a vontade de cuidar de aves, principalmente os psitacídeos, veio de diferentes fontes, como a influência familiar e trabalhos de estágio.

“Meu pai ele é muito apaixonado por animais, principalmente por criar calopsitas, ele adora. Tive a oportunidade de estagiar com uma médica veterinária especializada e pós-graduada em atendimento de animais não convencionais. Ou seja, ela atua clinicando principalmente aves”, detalha.

Vale lembrar que os pets não convencionais que a acadêmica hospeda são aqueles que não precisa de autorização do IBAMA para criar. Diferentemente das aves silvestres (aquelas que fazem parte da fauna) e precisam de controle.

Para prevenir a ilegalidade das aves, é essencial adquirir o pet em um criatório responsável e se informar antes sobre o pássaro que pretende adquirir.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também: