25 de agosto de 2025

“O mês de maio significa entrega e doação”, afirma coordenadora da Legião de Maria

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 12/05/2024 15:00

Compartilhe:

Encontro da Legião de Maria (Foto: arquivo pessoal)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

Os devotos de Nossa Senhora se preparam anualmente para vivenciarem o mês de Maio. Em Teresina (PI), cerca de 5 mil fiéis católicos são membros ativos da Legião de Maria, uma associação internacional fundada no século passado e que tem como foco a obediência aos ensinamentos da Mãe de Jesus.

Nesse período, os legionários – como são conhecidos os membros do grupo – intensificam suas atividades com orações e serviços sociais. Trajando vestes nas cores azul e branca, carregam consigo a bíblia e o terço, instrumentos indispensáveis durante os encontros semanais.

A oração do terço faz parte da rotina diária dos legionários, que cumprem um dos pedidos de Nossa Senhora de Fátima, durante sua primeira aparição na cidade de Fátima, em Portugal, no dia 13 de maio de 1917.

“No mês de maio, ao invés de rezarmos apenas na nossa casa, a gente deve rezar nas residências, fazer encontros e partilhar o evangelho nas famílias da nossa comunidade. Então, para nós legionários, o mês de maio significa entrega, doação e fazendo o que Nossa Senhora pediu que fizéssemos: rezar o santo terço todos os dias”, explicou a presidente Arquidiocesana da Legião de Maria, Suzana de Oliveira.

Reunião da Legião de Maria com a presença do arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito (Foto: arquivo pessoal)

Fé e devoção

Na Paróquia de São Francisco de Assis e Santa Clara, no bairro Piçarreira, zona Leste de Teresina, o mês mariano é iniciado com a oração do terço em praça pública. Em torno da imagem de Nossa Senhora, os fiéis rezam e entoam hinos em honra à santa.

Ao todo, oito grupos – também chamados de presídios – compõem a Legião de Maria da paróquia, somando cerca de 100 fiéis. Eles se dividem para cumprir as obrigações de visitarem famílias enlutadas, presos e doentes.

“Nós, legionários, somos conhecidos como soldados de Nossa Senhora. Nós estamos na linha de frente, na luta contra o mal, debaixo do manto de Nossa Senhora, sob o comando dela, e pela orientação do Espírito de Deus”, afirmou Suzana.

Exemplo de fé

Maio também é lembrado por ser o mês das mães. Na avaliação de Suzana de Oliveira, Maria foi exemplo de maternidade e obediência. Os preceitos de Maria também são princípios seguidos pelos legionários.

“O mês de maio para nós significa doação. Porque nós já vivemos uma vida de entrega total a Nossa Senhora. Para nós, é maravilhoso vivermos esse tempo, que é o mês de Maria”, concluiu.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!