
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assinou, na manhã desta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica entre o Ministério e a Câmara Municipal de Teresina (CMT) para a instalação de um posto do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) na Casa.
Carlos Lupi está em Teresina desde quinta-feira (16), quando assinou um termo de cooperação técnica com o Governo do Piauí. O acordo prevê a cessão de estruturas do Governo do Estado em municípios do interior, para uso do INSS.
Segundo o ministro, a iniciativa visa desburocratizar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão e dar celeridade ao atendimento das pessoas que integram a fila de espera do INSS no estado.
“Nós hoje, no Piauí, temos uma média de atendimento de 59 dias. Chegou a ser 300 dias. Quero, até o final do ano, baixar o tempo de espera da fila para 30 dias. É um esforço, porque todo mês entram mais de 1 milhão de novos pedidos novos. Nós estamos trabalhando para diminuirmos essa fila e sermos mais eficientes”, afirmou o ministro.

O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), disse que o novo posto aproxima a população do Poder Legislativo e contribui para a redução no tempo de espera dos serviços.
“A gente quer viabilizar esse espaço para ter serviços para o cidadão. A gente já tem a emissão da identidade digital e agora a gente quer implementar esse posto da previdência social, que vai dar mais celeridade aos atendimentos e ajuda a desafogar a fila de espera”, pontuou.
Atualmente, a média de espera de pessoas na fila do INSS no Piauí é de 60 dias. O superintendente do órgão no estado, William Machado, afirmou que prefeituras e entidades também podem requerer a instalação de um posto da previdência social.
“Nós vamos encurtar o espaço de tempo que o cidadão espera pelo seu requerimento ou pedido e também vamos encurtar distâncias. Cada vez mais o INSS vai estar mais perto do cidadão e do segurado”, explicou.
Cidadania Teresinense
Antes da assinatura do termo de cooperação, Carlos Lupi recebeu o Título de Cidadania Teresinense, no Plenário da Câmara. A solenidade teve a participação dos deputados federais, Flávio Nogueira e Francisco Costa, ambos do PT, e do governador em exercício, Themístocles Filho (MDB).
“Eu me sinto honrado em receber esse título e tenho que fazer jus a esse título, começando por agora com esse convênio, levando a previdência em todos os municípios desse estado e trabalhando para reconhecer todos os direitos dos cidadãos”, concluiu.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!