21 de novembro de 2025

Após 10 anos, Câmara de Teresina aprova contas da gestão de Firmino Filho

Atualizado em 21/05/2024 16:00

Compartilhe:

Firmino Filho- (Foto: Renato Bezerra/Prefeitura de Teresina)

Os vereadores de Teresina aprovaram, nesta terça-feira (21), as contas da Prefeitura Municipal referentes aos exercícios financeiros dos anos de 2014, 2016 e 2018. O período contempla a época no qual Firmino Filho era o prefeito da capital.

As propostas foram apresentadas pela Comissão de Finanças da Câmara de Teresina por meio de Decreto Legislativo. As matérias contêm o parecer técnico favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Em entrevista ao Portal ClubeNews, o vereador Dudu Borges (PT) criticou a morosidade de 10 anos no processo de análise e votação das contas. O parlamentar se absteve da votação referente ao exercício financeiro da Prefeitura de Teresina no ano de 2016.

“Houve divergências nos pareceres e foi retificado pelo plenário. Quando chega aqui 10 anos depois, faltando os anos de 2013 e 2015, deixa a gente preocupado. Uma conta que só vai ser aprovada, verdadeiramente, 10 anos depois, perde muito tempo para você estar rediscutindo algum reparo caso haja necessidade”, pontuou.

O presidente da Comissão de Finanças da Câmara, Alan Brandão (PRD), explicou que a demora no início da tramitação do processo foi porque os parlamentares aguardavam o parecer do TCE-PI.

“Geralmente, essas contas têm um prazo dentro do Tribunal. São vários municípios. O Tribunal de Contas tem avançado no seu poder de análise através de suas equipes técnicas, e nós respeitamos. Chegando à Casa, colocamos no trâmite oficial interno”, explicou.

Firmino Filho faleceu no dia 6 de abril de 2021,segundo a assessoria do ex-prefeito, ele teria caído do 14º andar do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde era servidor de carreira.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: