O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está passando por uma reforma em seu sistema, com a implementação de uma nova plataforma tecnológica que promete remodelar os sistemas atuais e melhorar o atendimento aos cidadãos.
No entanto, a transição tem causado transtornos, e muitos usuários que compareceram ao órgão nesta segunda-feira(03), relataram dificuldades em acessar os serviços.
Diversas pessoas compareceram ao Detran na expectativa de resolver questões relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois estava prevista a integração de todas as funções de serviço de CNH. O autônomo Nilton Santos, contou em entrevista que não conseguiu resolver suas demandas.
“Só disseram para retornar amanhã, porque o sistema está parado. Não sai nada, está totalmente travado, me admira um órgão que arrecada tanto dinheiro, mas continua com o sistema defasado,” reclamou Santos.
O militar Paulo Rubens também expressou sua frustração, e contou que o problema no Detran é algo recorrente.
“Eu vim só para marcar um exame teórico e não consigo. Desde o mês passado, dizem que está fora do ar e nada. Fico chateado porque preciso da habilitação, e até agora nada.”
Em nota, o Detran esclareceu que houve uma instabilidade no acesso à base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito, o que atrasou o atendimento na manhã desta segunda-feira. O órgão destacou que já abriu um protocolo de solicitação para aumentar os acessos, a fim de garantir o atendimento à população.
Conforme a diretora-geral do Detran, a substituição completa dos sistemas atuais ocorrerá ainda neste ano.
“Os serviços continuam os mesmos; o que muda é a forma como vamos oferecê-los. A gente tinha 70 sistemas para o órgão funcionar, então a partir do momento que você consolida 70 sistemas em apenas um, já minimiza aquelas questões de sistema fora do ar,” explicou a diretora.
Ela acrescentou ainda que a nova plataforma estará em fase de testes até dezembro e pediu compreensão e paciência da população durante esse período.
“Durante essa fase, pode haver problemas de instabilidade porque é um sistema novo, então a gente pede compreensão e paciência da população nesse momento” finalizou a diretora.