23 de outubro de 2025

Ponte da UFPI passa por sua terceira licitação

Publicado em 20/07/2024 11:00

Compartilhe:

 

Patrícia Santos | Foto: Bom dia Piauí

A obra que liga o bairro Água Mineral, na zona norte, ao bairro Ininga, na zona Leste, próxima da Universidade Federal do Piauí (UFPI), inicia novos processos de licitação. Com dois processos anteriores interrompidos, a obra deve passar por reavaliações ainda sem prazos estabelecidos.

Segundo a superintende executiva da SAAD Norte Patrícia Santos, o projeto deve iniciar sua terceira contratação. Atualmente, a obra passou uma nova avaliação do Orçamento Geral da União (OGU), pela Caixa Econômica Federal, que segue para processo de licitação. Além disso, contratos para suporte de fiscalização devem ser atualizados. Os contratos de desapropriação permanecem ativos. Ao todo são 39 (trinta e nove) imóveis atingidos, que devem ainda passar por pagamentos de indenização.

“Infelizmente, temos que aguardar todo tramete legal, não temos como antecipar uma etapa ou outra. Porque são etapas legais conforme a lei de licitação que mudou em dezembro do ano passado”, diz superintende.

Histórico de contratações

As obras foram iniciadas em outubro de 2019, com um contrato de 14 meses orçado em 30 milhões de reais, pela empresa TCE Engenharia Ltda. Com 17% dos serviços na Ponte da UFPI concluídos, o segundo contrato foi realizado em julho de 2022, dessa vez com um orçamento avaliado em 40 milhões de reais, pela Consórcio Construtor Teresina.

O objetivo inicial da construção é acrescentar rotas alternativas que permitiriam a diminuição do fluxo no trânsito entre as avenidas Raul Lopes e Ulisses Marques. Outro transtorno causado pelo atraso das obras são as áreas pela população em regiões próximas às estruturas da ponte. SAAD Norte pretende averiguar a situação dos moradores, o objetivo será criar novas áreas de lazer e recriação.

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: