
O Piauí está entre os três estados brasileiros que atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, ao lado dos estados de Pernambuco e Goiás. As notas do Ideb 2023 foram divulgadas nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação.
Segundo os dados, o Ensino Médio do estado do Piauí lidera na região do Nordeste e está como o 4º melhor do Brasil, com 4,5 na média, superando a média nacional de 4,3. Na rede estadual piauiense, o ensino saltou da 9ª para a 6ª, colocação nacional.
O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações a cada dois anos, o cálculo utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados. As provas foram realizadas em outubro do ano passado.
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, celebrou o resultado e destacou ainda que o Piauí cresceu também nos resultados dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, avançando em todas as etapas de Ensino.
“Estamos entre as três únicas redes estaduais que cumpriram a meta definida pelo MEC, e a que mais superou a meta no Brasil. Seguimos na missão de tornar a Educação do Piauí a melhor do Brasil, garantindo um futuro de grandes oportunidades aos nossos jovens! Rumo ao 1º lugar”.
Nos estados brasileiros a meta é estabelecida a partir da nota obtida em cada estado no ano de 2021, no Piauí, a meta era de 4.1. Segundo os dados divulgados pelo Ideb, em 2023, o estado conseguiu superar esta meta, atingindo a nota de 4.3.
Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles comemorou os índices divulgados como resultado do esforço coletivo de professores e alunos para o desenvolvimento da educação no Piauí por meio do ensino integral alinhado ao ensino profissionalizante.
“Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas.”
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!