
Com a chegada do B-R-O Bró o uso dos eletrodomésticos aumenta consideravelmente. Porém, o uso inadequado desses aparelhos pode ocasionar acidentes com os usuários, sobretudo aqueles que tem contato com água.
Em entrevista à ClubeNews FM, Ismênia Sousa, Técnica de Segurança da Equatorial Piauí, deu dicas de segurança que devem ser seguidas com o uso de diferentes aparelhos eletrodomésticos no cotidiano.
Máquina de lavar roupa
“A partir do momento que você liga a máquina não deve fazer abertura da tampa, tem pessoas que ficam colocando a mão enquanto ela está funcionando. Não faça isso porque a máquina estará energizada e há o risco de sofrer um choque elétrico. Quando a máquina está ligada, os componentes podem conduzir eletricidade. Além de existir esse risco, já aconteceram acidentes assim” explicou.
Dicas
- Evitar ligar a máquina e manusear descalço;
- Evitar abrir a máquina durante o funcionamento. Não é recomendado adicionar produtos com a máquina ligada;
- Ao desligar a máquina, o ideal é logo tirar da tomada, para evitar risco de choque ao retirar a roupa de dentro;
Geladeira
Segundo a técnica, a questão da geladeira é um equipamento que requer um potencial de energia maior, então também necessita de cuidados no manuseio.
“Embora a geladeira tenha todo o acesso para colocar água, o que gera o choque elétrico é a parte externa, que são os componentes metálicos na maioria das vezes e a falta de aterramento nesses equipamentos”.
- Abrir a geladeira apenas quando for necessário;
- Evitar estar descalço ao abrir a geladeira, principalmente se o aparelho for usado há mais de 10 anos;
- Conferir se a instalação está adequada e se tem aterramento.

Ar condicionado
“É importante verificar a instalação elétrica, o aterramento é muito importante para esse equipamento, porque ele tem uma amperagem diferente dos outros equipamentos elétricos que a gente possui. Quando ele for desligado, é importante desligar também na chave, porque ele tem que ter uma chave específica para ele e quando for ligado a sugestão é que deixe entre 21° e 23° para diminuir o consumo de energia.” destacou.
Ferro de passar roupa
“O ideal é que você desligue o ferro ao repor a água, é muito arriscado fazer essa reposição com ele na tomada. Caso esse ferro caia no chão, se isso acontecer, é preciso que um técnico ou especialista verifique as condições do aparelho, antes dele ser usado novamente. Porque como é um item com potencial de energia considerável, é importante ser revisado quando sofrer quedas.” pontuou.
Chuveiro elétrico
“É importante ter atenção com a instalação elétrica, precisa de aterramento, quando for acessar e escolher o modo (inverno ou verão), isso deve ser feito calçado e antes de ligar. O ideal é a prevenção, uma instalação elétrica adequada. Em caso de indução, é importante chamar o eletricista para fazer uma revisão.” destacou.
Altura das tomadas
Segundo a técnica, a principal é dica é que o projeto da instalação elétrica atenda as recomendações de padronização.
“Em casa que tem muitas crianças, é importante que essa tomada seja adequada para a realidade daquela família. Temos que evitar o contato das crianças nesse equipamento que é tão importante para o funcionamento dos aparelhos”.