15 de agosto de 2025

Na véspera da viagem, atletas do kungfu descobrem que a Prefeitura de Teresina não comprou passagens

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 21/09/2024 13:10

Compartilhe:

João Henrique, de 17 anos, e Arthur Lima, de 14 anos (Foto: Instagram)

Um dia antes da viagem, os atletas de kungfu wushu de Teresina, João Henrique, de 17 anos, e Arthur Lima, de 14 anos, descobriram que não iriam mais representar o Piauí no 9th Junior World Wushu Championship, campeonato mundial júnior do esporte em Brunei, na ásia.

O professor e treinador Aridiego conversou com o Portal ClubeNews e contou que a compra das passagens aéreas, que seria custeada pela Prefeitura de Teresina, foi cancelada. O campeonato aconteceria neste domingo (22). Em nota, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) informou que não foi possível atender à solicitação por “restrições estabelecidas no ano eleitoral”. 

“Tudo começou quando a gente foi para o campeonato brasileiro em setembro de 2023, onde os dois atletas sagraram campeões e conseguiram a vaga para a seleção brasileira. As dificuldades começaram a logo depois do campeonato. Fomos com nossos cartões e quando concluímos a convocação, chegamos à Semel, que aceitou o nosso pedido das passagens. No dia 12 de abril, elas estavam aprovadas”, explicou.

Com a esperança de serem ajudados pela prefeitura, as famílias dos garotos começaram a juntar dinheiro para custear outras coisas, como: estadia, academias para treino e perda de peso, fisioterapia contra lesões e nutricionista. Tudo para se enquadrarem nas regras exigidas de cada modalidade.

Foram cerca de R$ 23 mil arrecadados por meio de rifas e doações. Uma parte do dinheiro também foi custeado pelo Governo do Estado.

Porém, a demora na emissão das passagens gerou uma suspeita pelo treinador, que foi até a Prefeitura de Teresina tentar descobrir o que estava acontecendo. Foi então que soube, na véspera da viagem, que a compra das passagens tinha sido cancelada.

“Eu passei a cobrar os bilhetes. Falei que precisava porque a confederação pediu para poder pôr todos no mesmo voo oficial. Mas nada de me mandarem a documentação. Fui à prefeitura e conversei com todo mundo e disseram que iam tirar a passagem, só faltava recurso para pagar. Faltando um dia para gente viajar, recebemos uma nota, informando que a prefeitura não estava emitindo passagem em período eleitoral”, conta Aridiego.

“Clima de luto”, diz o professor.

O atleta João Henrique usou as redes socais para desabafar e disse que o que aconteceu foi “só mais um dia comum no Piauí”. O professor Aridiego falou que o clima entre os atletas é de luto e que, quando os jovens souberam da notícia, não conseguiam falar de tanto chorar.

“Estava tudo certo para embarcarmos hoje, mas de última hora cancelaram nossa ida. E isso é frustrante, quem sabe da correria que foi pra esse mundial, a abdicação de coisas que fiz, a perda de peso que passou, galera da @prefeituradeteresina brincou com nosso trabalho, e jogou toda a expectativa e dedicação no lixo”, escreveu João Henrique.

Confira abaixo a nota de esclarecimento da Semel e abaixo a nota de repúdio da Federação de Kungfu Wushu do Piauí.

Semel – Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) informa que não foi possível atender à solicitação de passagens aéreas e ajuda de custo para a participação de atletas e dirigentes da Federação de Kung Fu Wushu do Piauí em evento internacional.

A decisão se baseia em restrições estabelecidas no ano eleitoral, conforme interpretação do Art. 73, §10 da Lei nº 9.504/97, que veda determinados atos durante este período. O parecer jurídico Nº 317/2024 da Procuradoria Administrativa do Município de Teresina reforça a necessidade de cumprimento rigoroso da legislação eleitoral vigente.

A SEMEL reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normas legais, garantindo que todas as suas ações estejam de acordo com as exigências legais.

Federação de Kungfu Wushu do Piauí

NOTA DE REPÚDIO

Venho por meio desta nota, manifestar meu mais profundo repúdio à decisão da não emissão das passagens aéreas, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL/ Prefeitura de Teresina, para os atletas Arthur Lima de Carvalho e João Henrique Santos Souza, que participariam do 9th Junior World Wushu Championship, a ser realizado entre os dias 22 e 30 de setembro de 2024, em Bandar Seri Begawan, Brunei.

É inadmissível que uma decisão tão importante, como a de garantir a participação de nossos atletas em um evento esportivo de tamanha relevância, seja tomada de forma tão irresponsável por parte da SEMEL, às vésperas do embarque.

As passagens estavam aprovadas desde o dia 22/08/24 e a comunicação da não emissão foi feita no dia 19/09/24, a véspera do embarque para Brunei. Isso demonstra o total descaso com o futuro desses jovens atletas e com o esporte teresinense.

Considerando que a estadia dos atletas já havia sido devidamente providenciada, o prejuízo financeiro causado por essa decisão irresponsável é de mais de 14 mil reais. No entanto, o dano mais grave é o desânimo e a frustração causados aos atletas e seus familiares, que tiveram suas expectativas frustradas de forma injusta e irresponsável.

Diante desse fato, exigimos uma explicação imediata e transparente da Secretaria municipal de esporte e lazer – SEMEL e Prefeitura Municipal de Teresina, sobre os motivos que levaram a essa decisão, bem como a adoção de medidas para reparar os danos causados aos atletas e garantir a participação de outros jovens talentos em futuras competições.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: