14 de agosto de 2025

Aprovação: professor destaca conteúdos e dicas para a prova de Biologia

Laisa Mendes

Publicado em 26/09/2024 20:30

Compartilhe:

Professor Chicão Soares (Foto: Laisa Mendes)

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a área de Ciências da Natureza pode assustar alguns estudantes. A Biologia é uma das disciplinas que apresentam a maior quantidade de assuntos abordados na prova.

O professor de biologia do Colégio CEV, Chicão Soares, explica que a área da biologia causa algumas inseguranças nos estudantes por possuir conceitos e termos técnicos específicos. Além disso, também possui cerca de dez tópicos a serem cobrados.

Interpretação textual

Como dicas, o professor enfatiza o domínio do conteúdo teórico para a aplicação em situações problemas como um dos pontos de atenção. Elas são apresentadas dentro do texto da questão. Dessa forma, o estudante também precisa exercitar a interpretação textual nas questões.

“As questões da prova têm textos motivadores. Esse texto é utilizado como gancho para criar situação problema. Situações muito específicas, normalmente elas vêm no texto. Então o aluno tem que saber muito mais sobre interpretar do que simplesmente lembrar se uma bactéria tem uma estrutura X ou estrutura Y”, disse Chicão Soares.

Simulados

Segundo o professor, realizar simulados questões de Biologia é importante para a preparação. Para aqueles estudantes que estudam sozinhos, Chicão Soares ressalta ser necessário o reforço em conteúdos que ainda não domina.

“Se você vai se deparar com uma situação de responder questões, tem que fazer parte da sua preparação fazer muitas questões. Então esse é o primeiro ponto. Faltando só um mês e um pouquinho para prova, você vai reforçar pontos que você não é bom”, explica.

Conteúdos

Conforme o professor Chicão Soares, a banca de dados do Enem foi atualizada em 2022. Os estudantes devem ficar atentos aos conteúdos estudados até esse período. O professor também destaca alguns conteúdos que podem cair na prova.

“Podemos considerar como um tema recente a pandemia (da Covid). O pico dos casos de Covid foi em 2020 e 2021, e o banco foi atualizado em 2022. Então, podemos ficar atentos para isso. Com certeza, questões sobre vacinas ainda tem que ser considerada um tema bem recente”, destacou o professor.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: