12 de julho de 2025

Nos últimos anos Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores

Pedro Pires

Repórter
Publicado em 01/12/2024 18:00

Compartilhe:

Livros (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O brasileiro tem lido menos. A afirmação tem base nos dados divulgados pela 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que, pela primeira vez na série histórica, mostrou que a maioria dos brasileiros não lê livros. Os números apontam que 53% dos entrevistados não leram nem parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.

Na pesquisa, 47% dos pesquisados são identificados como “leitores”, enquanto 53% representam os “não leitores”. O estudo elaborou definições para organizar os grupos pesquisados, são classificados da seguinte forma:

Leitor: é aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos 3 meses.

Não leitor: é aquele que declarou não ter lido nenhum livro, ou parte de um livro, nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.

Com base na estimativa populacional brasileira, os dados apontam que o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores (considerando a população com cinco anos ou mais). Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, de acordo com os dados.

Livros (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Entre 2019 e 2024, o percentual de leitores caiu 5% na região do nordeste do Brasil. O índice, que anteriormente era de 48%, agora está em 43%. As mulheres se mantém como o público que mais consome obras literárias, são 49%, os homens aparecem com 44%.

O levantamento considera tanto a leitura de livros impressos quanto digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos. Os dados mostram que, quanto maior a faixa etária dos indivíduos, menor a leitura motivada pelo gosto.

“Esses dados revelam que estamos perdendo esses potenciais leitores, que disseram gostar muito ou gostar um pouco de ler. O que nos faz perguntar o que estamos deixando de fazer para manter esse interesse”, afirma Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.

Segundo a pesquisa, as obras mais citadas pelos entrevistados foram:

  1. Bíblia
  2. O Pequeno Príncipe
  3. Turma da Mônica
  4. Harry Potter
  5. Diário de um Banana
  6. A Culpa é das Estrelas
  7. Sítio do Pica-Pau Amarelo
  8. A Cabana
  9. Crepúsculo
  10. Violetas na Janela
  11. O Menino Maluquinho
  12. Gibis/História em Quadrinhos
  13. Dom Casmurro
  14. Pai Rico, Pai Pobre
  15. 50 Tons de Cinza
  16. Capitães da Areia
  17. As Crônicas de Nárnia
  18. O Diário de Anne Frank
  19. Como Eu Era Antes de Você
  20. Vidas Secas
  21. Cinderela
  22. Os Três Porquinhos
  23. Iracema
  24. A Arte da Guerra
  25. O Grande Conflito
  26. O Alquimista
  27. Chapeuzinho Vermelho
  28. Meu Pé de Laranja Lima

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto

Leia também: