
Duzentos e quatro animais silvestres voltaram ao seu habitat natural no Piauí. O dado é da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Conforme a Semarh, “a devolução das espécies representa não apenas a chance de uma nova vida, mas também um grande benefício para a saúde dos ecossistemas piauienses”.
O secretário de Meio Ambiente Daniel Oliveira comenta que os animais soltos foram os anteriormente apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ou pela Diretoria de Fiscalização da Semarh, muitas vezes em situação de sofrimento.
Até dezembro de 2024, o Governo do Estado conta com três áreas para a soltura de animais. Antes de serem soltos, os animais passam pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Piauí), “onde recebem cuidados médicos e nutricionais, participando de um programa de reabilitação que os prepara para a vida selvagem”, diz o secretário.
“Cada animal que retorna ao seu habitat é um símbolo de esperança e um testemunho do compromisso do Estado com a preservação da sua rica fauna e flora. É uma vitória para a natureza e para todos nós”, acrescenta Daniel Oliveira.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!