
Cerca de 30 mil pessoas foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Picos durante esta semana, o que representa um terço da população da cidade, conforme informou a secretária municipal de Defesa Civil, Camila Luz.
“Estamos realizando um levantamento detalhado do número de pessoas atingidas, direta e indiretamente, pelo temporal. Estamos oferecendo todo o suporte às famílias e, neste momento, buscamos compreender exatamente o que aconteceu. Contamos com o apoio de geógrafos e diversas entidades”, declarou a secretária.
Neste domingo (19), equipes da Defesa Civil e do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, chegam a Picos para avaliar o cenário de risco.
De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, a situação foi classificada como alagamento e enxurrada devido à chuva intensa. “Agora, será realizada uma análise minuciosa. Além de Picos, os técnicos do GADE visitarão municípios vizinhos também afetados pelas chuvas”, explicou.
Ele ressaltou que os especialistas dialogarão com a população impactada, registrarão os danos sofridos pelo município e elaborarão um relatório técnico para propor soluções permanentes que assegurem a habitabilidade e a segurança da região.
SOS PICOS – Rede Clube é ponto de coleta de doações
A Rede Clube lançou a campanha “SOS Picos” para ajudar famílias atingidas após os estragos das chuvas, em parceria com as Secretarias Municipais de Defesa Civil e Assistência Social de Picos.
Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e de limpeza e roupas de cama e banho. Os pontos de arrecadação focaram disponíveis na TV Clube, em Teresina; TV Alvorada, em Floriano e em quatro pontos no município de Picos.
Pontos de doações
Teresina:
- TV Clube – Avenida Professor Valter Alencar, nº 2120, bairro Monte Castelo
Floriano:
- TV Alvorada – Avenida Senador Dirceu Arcoverde, nº 2549, bairro Via Azul.
- Instituição “Posso Ajudar?” – Avenida Eurípedes Aguiar, nº 1633.
Picos:
- Escola Estadual Petrônio Portela – rua Luiz Nunes, nº 880, no bairro São José;
- Terceiro Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (3º BEC), Avenida Senador Helvídio Nunes, s/n;
- Secretaria Municipal e Assistência Social e Trabalho – rua Marcos Parente, nº 150, no bairro São Sebastião;
- Defensoria Pública Regional do Estado, na Avenida Raimundo de Sá Urtiga, nº 406.