
As primeiras chuvas que atingiram Teresina em 2025, vieram acompanhadas de ventos que derrubaram árvores em todas as zonas da capital. Conforme o Corpo de Bombeiros, até o momento, foram em média 130 registros de quedas de árvores. Em todo o ano de 2024, foram 60 casos contabilizados.
Devido ao crescimento de registros, o Corpo de Bombeiros orienta a população a tomar os devidos cuidados na manutenção das árvores. Em entrevista à TV Clube, o tenente Pedro Bento, explicou que os proprietários devem ter atenção.
“A questão chave é a prevenção. O proprietário é responsável pela árvore que está na sua propriedade, então é sempre bom analisar a estrutura como um todo. Cada árvore tem uma proporção de raiz, caule e a copa. Às vezes a pessoa quebra a raiz para construir uma calçada, isso acaba deixando a árvore mais fraca. Além da poda drástica, quando a pessoa tira quase todas árvores. São processos que demandam cuidados”
O tenente destacou que árvores que estão próximas da rede elétrica são retiradas com o auxílio da concessionária de energia.
“Em caso de ocorrência, o Corpo de Bombeiros faz a poda emergencial, quando cai em alguma residência, ponto comercial, propriedade ou via pública. Quando existe a proximidade da árvore com a rede elétrica, precisamos do apoio da concessionária de energia elétrica porque, até para nós do Corpo de Bombeiros, é muito perigoso”, explicou.
Sobre as previsões de chuva para os próximos dias, o Corpo de Bombeiros alerta a possibilidade de novas quedas de árvores. “Essa situação foi um pouco atípica, o aumento foi drástico. A previsão é que as chuvas continuem, então se não houver esses cuidados, outras árvores devem cair”, detalhou.