28 de julho de 2025

Rio Poti é fiscalizado após aparecimento de espuma na água

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 29/01/2025 13:25

Compartilhe:

Rio Poti com espuma na água (Foto: Semarh)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, no sábado (25), uma fiscalização no Rio Poti, após a circulação de imagens que mostravam grande quantidade de espuma nas margens do rio. O material foi identificado como proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto Leste (ETE Leste), que atende a região. A fiscalização ocorreu a partir de uma denúncia recebida pelos canais da Semarh.

Conforme a Semarh, a espuma é formada por surfactantes, substâncias químicas encontradas em produtos como detergentes, shampoos e sabonetes. Muitos desses compostos não são biodegradáveis e acabam passando pelo sistema de tratamento de esgoto sem grandes alterações, chegando aos corpos d’água.

O lançamento desse tipo de resíduo contraria a Resolução CONAMA 430/11, que proíbe a presença de materiais flutuantes em efluentes despejados em rios e lagos. A Semarh constatou que a situação está em desacordo com as normas ambientais e notificou a empresa responsável pela ETE Leste para adotar medidas corretivas.

 

Leia a nota da Águas de Teresina 

A Águas de Teresina atua em observância a todos os parâmetros ambientais nas suas operações. A formação de espuma é um processo que resulta de partículas de ar geradas durante o tratamento de esgoto. No período de chuvas, ocorre maior movimentação nas lagoas das Estações de Tratamento, o que pode intensificar a formação dessa espuma. Apesar do impacto visual, o processo não representa qualquer risco ao meio ambiente e a espuma gerada foi rapidamente contida pela equipe técnica, normalizando a situação.

Rio Poti com espuma na água (Foto: Semarh)

 

Leia também: