
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) não realiza nenhuma ação de cadastramento ou atualização cadastral por biometria para pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF).
Segundo o Ministério, notícias falsas estão sendo veiculadas na internet pedindo aos beneficiários que compareçam aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para cadastrar a biometria.
O MDS disse ainda que os canais oficiais de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família.
A coordenadora estadual do Bolsa Família no Piauí, Fernanda Soares, reiterou que a notícia de biometria é falsa. Para esclarecimento de outras dúvidas, os beneficiários precisam checar as informações com os canais de comunicação oficial do Ministério.
“Não adianta você ir ao CRAS porque isso não existe. Então, se você ainda tiver alguma dúvida, você pode ligar para o disque social, no telefone 121. Você também pode procurar os profissionais habilitados que estão no CRAS”, disse a coordenadora.
A coordenadora falou também sobre a atualização cadastral. “Sempre que houver alguma mudança no seu grupo social ou na sua situação econômica, você tem aquele compromisso de procurar o CRAS, esperando não apenas aquele período de 24 meses, mas sempre que houver alguma atualização”, contou.