Uma forte chuva atingiu a capital piauiense no final da tarde desta quarta-feira (19), causando alagamentos e transtornos. A água chegou a invadir uma escola municipal localizada no bairro Dirceu 2, na zona Sudeste.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra pessoas tentando puxar um veículo, que aparentemente estava sendo arrastado pela força da água.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que, devido a uma obra de infraestrutura em realização pelo Governo do Estado do Piauí, na qual foi construído um muro de contenção de concreto para o metrô, houve uma interferência no sistema de drenagem das águas pluviais da região. Como consequência, o escoamento da água foi prejudicado, resultando em alagamentos no entorno da Escola Municipal Lunalva Costa, na zona sudeste.
Na tarde de hoje, as crianças que estavam no local ficaram temporariamente ilhadas até as 18h, com a água impedindo o fluxo de saída.
A SEMEC afirmou que entrou em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste, buscando soluções rápidas e efetivas para o problema. A SDU Sudeste, afirmou que acompanhará de perto o problema e adotará as medidas necessárias para identificar suas causas.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), a zona Sudeste foi a mais atingida, com um acumulado de 37 mm de chuva. Os ventos também foram intensos, chegando a 64,8 km/h. Além dos alagamentos, a forte chuva causou transtornos no trânsito da cidade.
Os pluviômetros da Semarh registraram os seguintes índices nas demais regiões da capital: zona Leste, 14 mm; zona Norte, 4 mm; e zona Sul, menos de 4 mm.
Nota da Semec na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) informa que, devido a uma obra de infraestrutura em realização pelo Governo do Estado do Piauí, na qual foi construído um muro de contenção de concreto para o metrô, houve uma interferência no sistema de drenagem das águas pluviais da região. Como consequência, o escoamento da água foi prejudicado, resultando em alagamentos no entorno da Escola Municipal Lunalva Costa, na zona sudeste.
Na tarde de hoje, as crianças que estavam no local ficaram temporariamente ilhadas até as 18h, com a água impedindo o fluxo de saída. Mas que todas estão bem e após o escoamento das águas seguiram para suas casas.
A SEMEC já entrou em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste, buscando soluções rápidas e efetivas para o problema, especialmente no que diz respeito à desobstrução das galerias nas áreas ao redor da escola, a fim de evitar novos transtornos.
A segurança e o bem-estar de nossos alunos são prioridades para a SEMEC, e estamos trabalhando de forma integrada com as autoridades competentes para garantir que situações como esta não se repitam.
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
Nota da SDU Sudeste na íntegra
A SDU Sudeste informou que acompanhará de perto o problema de alagamento na escola e adotará as medidas necessárias para identificar suas causas.
Próximo ao local, há uma galeria que pode estar obstruída, possivelmente devido ao acúmulo de lixo, o que prejudica o escoamento da água. Por isso, será realizada uma vistoria para verificar essa situação.
Além disso, serão analisadas eventuais obras na região que possam ter contribuído para a retenção da água, a fim de adotar as providências adequadas
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
