28 de julho de 2025

Vereadores cobram emendas para Saúde e reabertura da urgência no HGV

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 25/02/2025 18:30

Compartilhe:

Plenário da Câmara de Teresina (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Os vereadores de Teresina pressionaram as bancadas federal e estadual do Piauí, durante a sessão plenária desta terça-feira (25), para aumentar a destinação de emendas ao financiamento da Saúde da capital piauiense.

O debate foi provocado após o incêndio na sala amarela da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina. O caso foi registrado na segunda-feira (24).

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, disse que uma das alternativas para desafogar o setor seria retomar o atendimento de urgência e emergência no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Centro da cidade.

“Eu acho que todos devem ter essa responsabilidade e isso está somente concentrado no município de Teresina. Nós não temos condições de receber todos os pacientes. Irei buscar a reabertura da urgência do HGV”, destacou.

Tatiana Medeiros (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), defendeu mudanças na partilha do bolo tributário. O vereador explicou que os municípios ficam com apenas 7% dos recursos e, na avaliação do parlamentar, são penalizados pela alta demanda na prestação da assistência básica na saúde pública.

“Quando um cidadão que mora na cidade precisa de uma medicação, ele vai a uma UBS. É o município que tem que fornecer. Constitucionalmente, o município tem que aplicar 15% da sua receita corrente líquida na Saúde. Hoje, Teresina chega a 30%. É injusto para os prefeitos estarem o tempo todo no Congresso pedindo mais recursos”, declarou.

O líder do prefeito Silvio Mendes (União Brasil), vereador Bruno Vilarinho (PRD), saiu em defesa da gestão e disse que a Câmara de Teresina vai lutar por uma maior suplementação orçamentária no financiamento da saúde.

“O prefeito Silvio Mendes garantiu o abastecimento das UPAs e do HUT. Nós estamos acompanhando isso de perto, juntamente com todos os colegas da casa, e queremos que isso seja entregue o mais rápido possível. Tudo o que for para a saúde, essa Casa não vai deixar de aprovar”, disse.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias