16 de agosto de 2025

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Carnaval: como denunciar?

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 02/03/2025 11:00

Compartilhe:

Criança e adolescente (Foto: Agência Brasil)

O período de Carnaval exige atenção redobrada quanto à segurança de crianças e adolescentes. A coordenadora de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público do Piauí (MP-PI), Joselisse Carvalho, alerta para os riscos de violação de direitos nessa época do ano e destaca a importância da participação de toda a sociedade na proteção desse público vulnerável.

Segundo Joselisse Carvalho, a negligência é um dos principais problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes. Outro ponto de preocupação durante o Carnaval são as violências sexuais e a exploração do trabalho infantil.

“Nessa época do Carnaval, a gente percebe a questão das violências sexuais, a violação de direitos relacionado ao trabalho infantil. Portanto, nesse período, é preciso estar atento às nossas crianças, mas também às crianças que estão ao nosso redor”, reforça.

Para combater essas situações, a orientação da promotoria é denunciar. O principal canal de denúncia é o Disque 100, mas também é possível acionar a Vara da Infância, os Conselhos Tutelares, as Delegacias de Polícia Civil e a Polícia Militar, por exemplo.

O Ministério Público ressalta a importância de fornecer o maior número possível de detalhes ao fazer uma denúncia para que a identificação da vítima e das circunstâncias seja facilitada.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: