
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) retomou os atendimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Clara, na zona Sul de Teresina. O local estava interditado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) desde fevereiro do ano passado, quando foram constatadas irregularidades.
O relatório da fiscalização apontou ferrugem em armários, necessidade de pintura com tinta lavável, falta de identificação em lixeiras, tomadas danificadas, ausência de barreira impermeável entre a pia de lavagem de materiais e a autoclave, além da falta de insumos para os serviços ofertados.
As atividades reiniciaram nessa sexta-feira (27), com o cumprimento das melhorias exigidas pelo CRO. Segundo o presidente da FMS, Charles da Silveira, a instituição tem seguido um plano de reestruturação do setor odontológico do Município.
“Em janeiro de 2025, encontramos a odontologia da FMS em uma situação crítica. Formamos uma equipe técnica capacitada e implementamos um plano de reestruturação. Desde então, retomamos o atendimento de urgência odontológica em cinco dos seis hospitais e atendimentos de rotina em 17 consultórios odontológicos em UBS, sendo cinco que foram desinterditados e 12 reabertos”, pontuou.
Atendimentos odontológicos em Teresina
Os atendimentos odontológicos de rotina iniciam nas UBSs, onde são realizados procedimentos como avaliação da saúde bucal, limpeza, remoção de tártaro, restaurações, extrações dentárias e ações preventivas, como educação em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
Já para os casos de urgência, como dor de dente, a FMS orienta que a população procure seis hospitais específicos da capital com atendimento especializado.
Para tratamentos mais complexos, incluindo canal, cirurgias, câncer bucal e atendimentos a pessoas com deficiências, as unidades de saúde encaminham os pacientes para um dos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
