
Mayrla Torres e Francisco Lima/TV Clube
mayrlatorres@tvclube.com.br
Um presídio foi alvo de disparos de arma de fogo, na madrugada desta sexta-feira (2), em Teresina (PI). Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), o ataque aconteceu na Penitenciária Professor José Ribamar Leite (antiga Casa de Custódia). O prédio fica na Av. Prefeito Wall Ferraz, no bairro Santo Antonio.
Conforme o Sinpoljuspi, a ação criminosa teria sido ordenada por uma facção criminosa em represália a prisões realizadas recentemente pela Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI). A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) confirmou ao Portal ClubeNews que está apurando as circunstâncias da ocorrência.
De acordo com o sindicato, uma das retaliações teria relação com a Operação Faixa Rosa, que prendeu influenciadoras digitais e outras mulheres ligadas ao tráfico de drogas. Outra possível motivação seria a prisão e transferência de um homem conhecido como “Fantasmão”, apontado como autor de vários homicídios.
Kleiton Holanda, diretor do sindicato, informou que o ataque ocorreu por volta das 4h de hoje (2). “Várias pessoas, em motocicletas com garupas, efetuaram disparos próximo à unidade feminina e na Casa de Custódia. O portão foi alvejado com dois disparos, inclusive transfixando o portão, atingindo o ventilador e, por sorte, não atingiu nenhum policial penal que se encontrava nas imediações”, relatou.
Ainda segundo Kleiton, os policiais penais acionaram a Polícia Militar, que realizaram diligências na região em busca dos suspeitos. No entanto, ninguém foi preso.
O sindicato relata também que há indícios de que um “salve” (espécie de ordem interna emitida por organizações criminosas) circulava entre membros da facção antes dos ataques, indicando represália às ações da Segurança Pública.
“Essas guerras de facções vêm causando um transtorno grande. A Segurança Pública vem dando a sua resposta e isso está incomodando os criminosos. Eles tentam atacar a Segurança Pública, começando pelo sistema prisional. A gente ressalta que estamos aqui para manter e fazer a segurança dos estabelecimentos penais”, afirmou Kleiton.
NOTA
A Secretaria da Justiça do Piauí por meio da Diretoria de Unidade da Administração Penitenciária informa que na madrugada desta sexta-feira (2), *criminosos atiraram contra a estrutura predial penitenciária Prof. José de Ribamar Leite. As autoridades e forças de segurança do Estado foram acionadas e estão integradas para a captura dos indivíduos.