12 de julho de 2025

Piauiense presencia anúncio do novo papa: ‘desejo que continue com respeito e inclusão’

Pedro Pires

Repórter
Publicado em 08/05/2025 19:55

Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira (8), o mundo conheceu o novo papa da Igreja Católica. O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito e fez sua primeira aparição e discurso. Durante a cerimônia, milhares de pessoas acompanharam o anúncio feito na Praça São Pedro, na Cidade do Vaticano. Entre elas, estava uma piauiense.

A médica Verônica Lima, natural do Piauí, já tinha viagem marcada ao Vaticano antes do falecimento do Papa Francisco e esteve presente no momento em que foi revelado o nome do novo líder da Igreja Católica. Ao Portal ClubeNews, ela relatou que o clima durante o conclave era de apreensão entre os fiéis e houve correria no instante do anúncio.

“No momento do anúncio, o Vaticano estava lotado, muitos fiéis e curiosos, todos bastante apreensivos. Estar aqui hoje foi uma grata coincidência. Eu estava tomando sorvete em uma das ruas de Roma quando os sinos começaram a tocar e as pessoas correram em direção à Praça São Pedro”, explicou.

(Foto: acervo pessoal)

Verônica é católica e contou que a ideia inicial da viagem era assistir a uma missa celebrada pelo Papa Francisco, em Roma. Com o falecimento do pontífice, ela relatou que ficou triste e passou a acompanhar, com expectativa, o conclave que aconteceria justamente durante sua estadia na cidade.

“Com a notícia do falecimento, fiquei bem decepcionada e apreensiva, pois sabia que estaria aqui no período do conclave, sem saber se já haveria um novo papa eleito. Com essa mudança, desejo que ele continue o legado do Papa Francisco, com respeito e inclusão“, relatou.

(Foto: Vatican News)

Papa número 267

Robert Francis Prevost, cardeal americano, foi eleito como novo papa da Igreja Católica. O religioso fez sua primeira aparição na tarde desta quinta-feira (8) e escolheu o nome Leão XIV.

Em seu discurso, o novo líder da Igreja Católica agradeceu ao Papa Francisco e ressaltou que a igreja deve ser acolhedora.

Leia mais: 

Robert Francis Prevost é o novo papa da Igreja Católica

 

Leia também: