26 de agosto de 2025

Cinco carros e Castramóvel da Semarh estão abandonados em pátio aberto em Teresina

Os veículos, que deveriam ser utilizados em fiscalizações, estão parados por falta de manutenção

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 14/05/2025 12:05

Compartilhe:

Seis veículos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estão abandonados em um pátio sem cobertura, expostos ao sol e à chuva, ao lado do Parque Potycabana, na zona Leste de Teresina.

Entre os veículos parados está o Castramóvel, serviço itinerário que realiza castrações gratuitas de animais em municípios do Piauí. Os veículos, que deveriam ser utilizados em fiscalizações, estão parados por falta de manutenção.

O secretário da Semarh, Feliphe Araújo, afirmou que os veículos são de gestões anteriores e que “vão ser dados as destinações corretas”. Segundo ele, “os veículos podem ter a sua deterioração natural pelo passar do tempo”.

Segundo o secretário, os veículos serão recuperados, leiloados ou doados, conforme cada caso. Ele ressaltou que a situação não compromete as ações da secretaria.

“Teve um acidente no passado em relação ao veículo, a gente vai dar a destinação correta. Mas isso não impede que as ações da Semarh sejam feitas. Tanto que tivemos a operação FalsoVet, como operações de combate ao desmatamento, estamos fazendo normalmente e aplicando os autos”, explicou.

Em relação ao Castramóvel, o secretário afirmou que o veículo está com pendências e que a secretaria trabalha para colocá-lo novamente em funcionamento.

“Estamos buscando a melhor solução para que ele volte a rodar no Piauí. Fazendo o cumprimento feito na política pública do Castramóvel, que é fazer castrações em todos os municípios, proporcionando o serviço para pessoas de baixa renda e ONGs”, detalhou.

A expectativa, segundo o secretário, é que as castrações comecem a ser retomadas no início de junho. “Veremos algum convênio com o Hospital Veterinário Universitário (HVU-UFPI) ou outra instituição. Mas existe um processo burocrático, de licitações e contratações, que não podemos fazer de qualquer jeito. Estamos buscando agilidade”, frisou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: