
Ederson William da Silva foi preso pela polícia durante o parto do filho, em uma maternidade de Teresina. A prisão ocorreu, na noite de quinta-feira (15), após monitoramento feito por equipes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da 8ª Delegacia Seccional.
O preso é apontado como um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40. Segundo o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, Ederson era considerado um dos principais distribuidores de cocaína da capital e já respondia a seis processos judiciais por tráfico de drogas, além de estar foragido da Justiça.
“Ele era um traficante de grande relevância. Para evidenciar isso, basta dizer que responde a seis processos judiciais. Não estamos falando de investigações ou inquéritos, mas de ações penais já em curso. Era um criminoso fortemente conhecido no ambiente policial”, afirmou Samuel Silveira.
O delegado explicou que a operação foi baseada no “princípio da oportunidade”. Samuel esclareceu que os policiais identificaram que Ederson acompanharia a companheira no momento do nascimento do filho e montaram uma estratégia para efetuar a prisão sem oferecer risco a terceiros.
“No início da noite, conseguimos realizar a prisão, sem dar qualquer oportunidade de resistência, mesmo sendo em um local aberto, com a presença de outras pessoas. Foi uma das prisões mais relevantes deste primeiro semestre”, destacou o delegado.
Segundo a polícia, Ederson representava uma ameaça constante e era alvo de diversas tentativas anteriores de captura. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
O espaço está aberto para a defesa do investigado.