12 de julho de 2025

Mais de 20 aves são resgatadas após suspeita de criação ilegal

O responsável pela criação ilegal foi conduzido à delegacia e teve um Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO) lavrado

Alysson Camurça

Repórter
Publicado em 20/05/2025 11:21

Compartilhe:

21 aves são resgatadas de criação ilegal em São Raimundo Nonato (Foto: PMPI)

Vinte e uma aves foram resgatadas de uma situação de criação ilegal, na segunda-feira (19), pela Polícia Militar do Piauí (PM), na zona rural de São Raimundo Nonato.

A ação aconteceu no âmbito da Operação Asas Livres, após receber uma denúncia sobre criação ilegal de aves silvestres.

A 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA) da PM se deslocou até o local indicado e encontrou 30 gaiolas, oito alçapões e 21 aves mantidas em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.

Questionado pelas equipes policiais, o responsável pela criação ilegal negou fins comerciais e alegou que eram só para criação.

Dentre os animais resgatados estavam sete azulões (Cyanoloxia brissonii), 10 papa-capins (Sporophila nigricollis), 3 tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) e 1 cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).

As aves resgatadas passaram por uma avaliação de um biólogo e zoólogo da PM. Elas foram soltas no sítio João Pimenta, área de preservação ambiental no município.

O responsável pela criação ilegal foi conduzido à delegacia e teve um Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO) lavrado com base na Lei de Crimes Ambientais. A legislação prevê detenção de seis meses a um ano, e multa.

Leia também: