
O estado do Piauí registrou, de janeiro até o mês de abril de 2025, 17 feminicídios. Durante todo o ano de 2024, o número foi superior a 40. Os dados foram expostos pela secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, em audiência pública nesta sexta-feira (30).
A sessão especial foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) com o intuito de debater o crescimento dos casos de feminicídio no estado.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, Zenaide Lustosa explicou que o estado tem estruturado o aparato de Segurança Pública para tentar reduzir os casos de assassinatos de mulheres.
“Nós estamos construindo o Pacto Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio, para apresentar na Assembleia Legislativa e ser uma lei. Isso fortalece ainda mais as políticas. A gente vive uma pandemia de feminicídios”, lamentou.
Uma das proponentes da audiência, a deputada Elisângela Moura (PCdoB) afirmou que o principal intuito é zerar o feminicídio no Piauí. Para isso, a parlamentar reforçou a necessidade de reforçar a implementação das legislações de proteção à mulher.
“A gente não admite isso. Há ainda essa situação das mulheres serem mortas através dos seus companheiros por simplesmente dizerem ‘não’. Então, temos que finalizar e zerar para não termos mais feminicídio”, declarou.