
O Aeroporto Internacional Serra da Capivara, localizado na cidade de São Raimundo Nonato (PI), poderá ser renomeado para Aeroporto Dr. Niède Guidon, em homenagem aos serviços prestados pela arqueóloga franco-brasileira à região conhecida como berço do homem americano. A pesquisadora morreu no dia 4 de junho, aos 92 anos, vítima de um infarto.
A proposta que altera o nome do local foi protocolada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no dia 5 de junho, data em que o Parque Nacional Serra da Capivara – que apresenta a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas – completou 46 anos de fundação.
A arqueóloga Niède Guidon desempenhou papel fundamental nos processos de descoberta e conservação dos vestígios encontrados, datados de 47 mil anos atrás. O prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro (PT), disse que a alteração no nome do aeroporto é uma forma de reverenciar os feitos da arqueóloga para a história da humanidade.
“Então, é uma homenagem mais do que justa. Eu espero que todos os deputados do Piauí aprovem esse requerimento, para a gente fazer essa justa homenagem a essa personalidade tão importante para nós. Ela foi o vetor da atração desse equipamento turístico e de aviação”, destacou.
O autor do requerimento, deputado estadual Gil Carlos (PT), disse que o objetivo é acelerar o processo de tramitação do projeto na Alepi. Sendo aprovado, o texto será encaminhado para sanção ou veto do governador Rafael Fonteles (PT-PI).
“Fazer essa homenagem é também destacar um trabalho que ela desenvolveu ao longo de 50 anos pela preservação do semiárido, pelo desenvolvimento sustentável dessa região”, completou o deputado.
LEIA MAIS
Morre, aos 92 anos, a arqueóloga Niède Guidon
Políticos piauienses lamentam morte de Niède Guidon e citam “referência internacional”
Animais recebem nome de Niède Guidon em homenagem à arqueóloga
Governador decreta luto oficial pela morte da arqueóloga Niède Guidon
Corpo de Niède Guidon é velado sob forte comoção em São Raimundo Nonato