15 de agosto de 2025

Gaeco cumpre mandados no Piauí contra corrupção e formação de cartel em obras públicas

As investigações apuram a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e formação de cartel.

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 12/06/2025 17:32

Compartilhe:

Operação da Gaeco contra corrupção e formação de cartel (Foto: MPPI)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí (MP-PI), cumpriu, nesta quinta-feira (12), três mandados de busca e apreensão na cidade de Batalha (PI), durante a Operação Coringa.

Foram apreendidos mais de R$ 900 mil em espécie durante a operação deflagrada para desarticular uma organização criminosa com atuação na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

28 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Distrito Federal e no Piauí. As investigações apuram a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e formação de cartel.

Segundo o Gaeco, servidores públicos articulavam a aceleração de pagamentos a empresas contratadas para a execução de obras públicas. Em troca, recebiam vantagens indevidas que correspondiam a 2% sobre o valor bruto pago às empresas.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça determinou o afastamento de um servidor da Novacap e o bloqueio de bens dos investigados, incluindo imóveis, veículos, valores em contas bancárias, uma aeronave e uma embarcação.

Operação da Gaeco contra corrupção e formação de cartel (Foto: MPPI)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias