6 de outubro de 2025

Vídeo: infestação de carrapatos causa transtornos na zona Sudeste de Teresina

O problema teria começado na casa de uma mulher que cuida de cães
Estagiária
Publicado em 14/06/2025 07:11

Compartilhe:

Moradores do bairro Parque Jurema, na zona Sudeste de Teresina, denunciaram à TV Clube sobre uma infestação de carrapatos em uma residência da região. O caso está gerando transtorno e insegurança aos vizinhos que possuem animais.

O problema teria começado na casa de uma mulher que cuida de cães. A casa estaria infestada pelos parasitas e os vizinhos estão receosos que isso possa causar problemas.

Os carrapatos são vetores de diversas doenças que podem ser transmitidas tanto para humanos e animais. Algumas das doenças mais comuns incluem febre maculosa, doença de Lyme, babesiose, erliquiose e anaplasmose. 

Na denúncia, populares afirmaram que animais da região morreram devido a doenças causadas pelos parasitas. Por causa disso, os próprios moradores teriam contratado uma empresa de dedetização para pulverizar a casa.

O conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI), Willams Robert, alertou para as precauções. “Nesse caso a população tem que controlar o ambiente, para que esse carrapato não dissemine doença para outros cães”, explicou.  

“Para quebrar o ciclo (de vida) do carrapato seriam no mínimo três pulverizações, uma a cada 15 dias. Porque você pulveriza hoje, mata as ninfas e os carrapatos adultos, mas ficam os ovos nas frestas das sujeiras”, detalhou.

A dona da casa não se pronunciou sobre a situação. Os denunciantes entraram em contato com a gerência de Zoonoses da Prefeitura de Teresina.

A TV Clube entrou em contato com a gerência de Zoonoses, que informou que irá avaliar a situação. Porém, o órgão afirmou que também é dever dos tutores de cuidar e zelar pelos animais, além da tarefa de fazer a devida dedetização.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Fundação Municipal de Saúde informa que a gerência de Zoonoses realizará uma visita técnica à residência mencionada para prestar orientações sobre o manejo adequado da situação. No entanto, esclarecemos que não são realizados serviços de dedetização, conforme estabelecido pela lei municipal nº 3.700/2007.

De acordo com o art. 1 dessa legislação, o serviço de controle de vetores e pragas urbanas, envolvendo a utilização de desinfetantes domissanitários de uso profissional, só pode ser executado por empresas especializadas, devidamente licenciadas pela autoridade sanitária do município de Teresina, contando com um responsável técnico de nível superior registrado no Conselho de Classe Correspondente.

Para casos que exigem controle químico de pragas, orientamos que os cidadãos entrem em contato com empresas especializadas para a realização do serviço de forma segura e conforme a legislação vigente.

Adicionalmente, a Fundação Municipal de Saúde reitera seu compromisso com a saúde pública e informa que tomará as providências legais necessárias para que sejam adotadas as medidas adequadas pelo proprietário, garantindo o bem-estar da comunidade e o cumprimento das normas sanitárias.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: