
A Arquidiocese de Teresina divulgou a programação especial da Solenidade de Corpus Christi, que vai acontecer na quinta-feira (19).
Para a Arquidiocese de Teresina, a festividade, considerada uma das mais importantes do calendário litúrgico católico, “destaca a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia”.
Neste ano, a celebração tem como tema “O Pão da vida e da esperança”, inspirado na passagem do Evangelho de João: “O pão que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6,33).
“Embora a Eucaristia tenha sido instituída na Quinta-feira Santa, é no Corpus Christi que manifestamos publicamente nossa fé. A procissão com o Santíssimo é uma prática litúrgica e um testemunho da centralidade da Eucaristia na vida cristã”, explica o pároco da Catedral Metropolitana, padre Klebert Viana.
ROTEIRO
– Às 16h de quinta (19), no adro da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, acontece a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques.
– Após a celebração, iniciará a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Centro até a Igreja São Benedito, onde haverá o sermão e a bênção solene.
TAPETE
A Arquidiocese de Teresina confirmou que, neste ano, “além de ornamentar o trajeto da procissão, os desenhos vão ilustrar os eixos temáticos do novo Plano de Pastoral da Arquidiocese, de forma catequética e visual”.
O coordenador geral da ação, padre Valdiano Araújo, explica que a proposta é transformar a fé em arte coletiva. Serão aproximadamente 1.580 metros de tapetes, com cada quarteirão elaborado por uma paróquia distinta.
“Cada trecho será uma catequese a céu aberto, representando o conteúdo do Plano Pastoral de forma simples, bela e acessível, para que todos possam rezar, aprender e participar”, afirma o coordenador.
RUAS INTERDITADAS PARA CONFECÇÃO DO TAPETE
A programação especial de celebração inicia no dia 18 de junho, às 18h, com a liberação das ruas próximas à Catedral para a confecção dos tapetes. Durante a noite do dia 18, haverá um momento de adoração na Catedral.
Já na manhã do dia 19, às 9h, uma missa especial será celebrada e dedicada aos voluntários das equipes de trabalho.
Os tapetes serão organizados em cinco blocos temáticos seguindo Plano Arquidiocesano de Pastoral:
“Bloco 1 (Rua Félix Pacheco): pré-catecumenato, com temas como o Querigma e a Santíssima Trindade”;
“Bloco 2 (Rua Rui Barbosa): purificação e Iluminação, com foco na Quaresma e nos Sacramentos da Cura”;
“Bloco 3 (Ruas José dos Santos e Silva e Davi Caldas): catequese propriamente dita, abordando o Credo, a Missa e os meses temáticos”;
“Bloco 4 (Início da Avenida Antonino Freire): continuação da etapa da iluminação e purificação, com passagens como a da Samaritana e a ressurreição de Lázaro”;
“Bloco 5 (encerramento do percurso): dedicado à Mistagogia, representando a vivência da fé na comunidade”.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!