27 de agosto de 2025

Prefeitura de Teresina estuda desvincular administração de aterros sanitários após morte de adolescente

O consórcio formado pelas empresas Aurora e Recicle é o responsável pela manutenção e acesso ao local.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 23/06/2025 12:16

Compartilhe:

Aterro sanitário de Teresina (Foto: TV Clube)

A administração dos aterros sanitários de Teresina poderá ser desvinculada do atual contrato do setor da coleta e tratamento do lixo na capital. Atualmente, o consórcio formado pelas empresas Aurora e Recicle é o responsável pela manutenção e acesso ao local, além da limpeza urbana da cidade.

A informação foi confirmada pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), nesta segunda-feira (22), em entrevista à TV Clube. A nova determinação foi motivada após a morte de um adolescente de 12 anos, David Kauan Silva da Costa, atropelado por um trator de esteira enquanto dormia no aterro sanitário.

“Nós demos apoio, acompanhando a família. Imagina você perder um filho tragicamente? Ele era um garoto bom. A mesma empresa que faz a coleta de lixo é a mesma que cuida do aterro. Nós vamos mudar isso. Nós vamos colocar o aterro à parte da coleta para tentar melhorar a qualidade do trabalho”, explicou.

Silvio Mendes disse que na sua última gestão à frente da Prefeitura de Teresina ao menos 13 casas foram entregues para famílias de catadores de produtos recicláveis. Além disso, o prefeito afirmou que a Polícia Militar fazia a segurança armada do local.

“No nosso tempo, tinha a Polícia Militar, que era quem fiscalizava o acesso. Era armada e eles entravam durante a noite e a madrugada, que é a hora que os tratores andam. É um negócio muito difícil e precisamos ter um poder muito forte de educação para convencer as pessoas a não irem lá”, pontuou.

Investigação do caso

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), lamentou o fato e disse que os órgãos policiais deverão conduzir as investigações para apurar a possibilidade de crime. Rafael Fonteles completou dizendo que o Governo possui mecanismos de combate ao trabalho infantil.

“Essa é uma prioridade nossa e isso é uma responsabilidade coletiva. Todos nós cidadãos e governantes temos que estar juntos para impedir que tragédias como essa, que nos chocou bastante, se repita. Então, é algo lamentável. Da parte do Governo do Estado, a investigação por parte dos órgãos policiais para investigar e apurar eventuais crimes cometidos nessa tragédia”, concluiu.

Até a conclusão desta matéria, o Portal ClubeNews não recebeu retorno das empresas Aurora e Recicle.

LEIA TAMBÉM

Órgãos vão reforçar ações para evitar crianças e adolescentes em aterro sanitário após morte por atropelamento

Menino de 12 anos morre atropelado por trator em aterro sanitário de Teresina

VÍDEO: “ele tinha o sonho de comprar uma bicicleta motorizada”, diz avó de menino atropelado em aterro sanitário


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: