Moradores do Povoado Alegre, zona rural de Picos, cobraram as autoridades a recuperação da ponte deteriorada sobre o rio Guaribas no quadro Calendário do PITV, da Rede Clube. Na última semana, um vídeo de estudantes carregando pedras na tentativa de permitir a passagem do ônibus escolar viralizou, no entanto, o problema não foi resolvido.
“Eu acho um absurdo, porque um joga para um e joga para outro. Ali faz muitos anos que estão com a ponte quebrada, desde 2022 começou a deteriorar, vem as enchentes e leva um pouco. Nós estamos passando ali arriscando a vida. Nós precisamos passar por cima da ponte, nós não avoamos”, declarou a dona de casa Eliane Santos.
A ponte é o principal acesso a comunidade e tem 30 metros de comprimento. Ao centro da estrutura o piso desabou e as paredes estão rachadas.

Condutores se arriscam passando com o veículo por cima da passagem molhada ou vão pela via lateral improvisada. O aposentado Gabriel Alves continua tentando amenizar o problema com as próprias mãos e assim garantir que os vizinhos consigam atravessar pela via improvisada.
“A comunidade aqui precisa de ajuda dos governantes”, comentou o aposentado.
A faxineira Alice Lima tem duas crianças e relatou os desafios que os filhos enfrentam para chegar até a escola.
“Eles saem limpinhos, cheirosos, quando passam aqui, chegam lá na frente todo sujo por conta da poeira. Não querem mandar o carro para cá. Vários vereadores vieram aqui, filmaram a ponte, postaram na rede social e até hoje ninguém veio dar o apoio por nós. Falaram que vinham até abril e até hoje nada”, declarou.
A presidente da associação de Moradores de Povoado Alegre, Catarina Borges, explica que a precariedade do acesso também impacta outras localidades vizinhas.
‘Eu gostaria que eles viessem, tomassem providência. Visse a situação da nossa comunidade, porque é triste para nós estar passando por isso, reclamando direto. Até hoje nada de solução”, disse.
Respostas das autoridades
A Secretaria Municipal de Educação informou que entende a dificuldade dos alunos de realizarem este trajeto, mas que a responsabilidade pela resolução do problema seria da Secretaria Municipal de Obras. Procurada, a Secretaria de Obras informou que a pasta só vai executar o serviço após a Defesa Civil Municipal os recursos.
A Defesa Civil informou que colocou a ponte em um projeto de solicitação de recursos à Defesa Civil Nacional, mas ainda não foi autorizada.
O Quadro Calendário, da Rede Clube, retornará ao local no dia 22 de setembro para saber quais providências foram tomadas para a recuperação da ponte.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!