18 de julho de 2025

Piauí registra aumento de 23,81% em transplantes múltiplo de órgãos

Os transplantes renais tiveram um aumento de 21 para 29 procedimentos, o que equivale a um crescimento de aproximadamente 38,10%

Alysson Camurça

Repórter
Publicado há 5 dias

Compartilhe:

Transplante de órgãos (Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde)

O número de transplantes de córnea, rins e doações de órgãos múltiplos cresceu no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período no ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).

Entre janeiro e junho deste ano, foram realizadas 26 doações de múltiplos órgãos efetivados, representando um crescimento de 23,81% em comparação com as 21 realizadas no primeiro semestre de 2024.

Os transplantes renais também tiveram um aumento, passando de 21 para 29 procedimentos, o que equivale a um crescimento de aproximadamente 38,10%.

Quanto ao número de doações de transplantes de córnea, houve um crescimento de 11,03%, saindo de 136 em 2024 para 151 em 2025 no mesmo período.

Mesmo com o aumento, a doação de órgãos ainda é um desafio para os serviços de saúde, segundo o superintende da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

“Apesar do cenário desafiador, o aumento nos transplantes demonstra a eficiência das equipes envolvidas e o comprometimento da rede estadual em garantir o acesso ao tratamento de pacientes que aguardam na fila por um órgão. É importante incentivar a doação, pois várias vidas são salvas por meio de transplantes”, contou.

Leia também: