
A nova estação de metrô do bairro Itararé, na zona Sudeste de Teresina, foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (14). A obra custou cerca de R$ 7 milhões. A passagem é gratuita para os usuários.
A inauguração faz parte da primeira etapa do plano de revitalização e expansão do sistema de transporte ferroviário da capital, realizado pela Secretaria de Transportes do Piauí (Setrans).
O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que outras estações estão previstas no projeto de ampliação. “Já entregamos a estação do Colorado; vamos entregar em breve a estação do Todos os Santos e teremos outras estações intermediárias na Piçarra, além de revitalizar todas as que já existem”, informou.
Além do terminal, a Setrans inaugurou o trecho da linha férrea entre as estações do Itararé e Dirceu II. Nessa primeira fase, a linha de 13,5 km, entre o Itararé e o Centro de Teresina, será duplicada para a circulação simultânea de dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), um em cada sentido.
“Estamos buscando recurso para os projetos de expansão do VLT para as outras zonas de Teresina. Este é um projeto de longo prazo. O primeiro passo, claro, é criar o projeto e isso é o que estamos garantindo”, afirmou o governador.
As outras estações que vão ser revitalizadas são Frei Serafim, Boa Esperança e Renascença. A oficina de manutenção será reestruturada e um Centro de Controle de Operações (CCO) será feito para monitorar o sistema metroviário em tempo real.
Ao todo, a obra completa de modernização do Metrô de Teresina custará R$ 193 milhões e deve ser finalizada em 2026. Fonteles ressaltou que os recursos para a obra foram viabilizados mediante um empréstimo com o FGTS, com apoio do governo federal.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!