Um grupo de amigos que se conheceu em uma calçada de casa resolveu criar uma eleição inusitada a cada dois anos. Em todo ano ímpar, é escolhido o presidente da roda de cachaça. O processo eleitoral ocorre em um bar no município de Angical do Piauí e, desde 2021, movimenta a cidade, atraindo dezenas de pessoas para acompanhar a votação e a apuração dos votos.
Segundo Álvaro Belizário, um dos organizadores do evento, a ideia surgiu a partir de uma brincadeira entre os amigos, quando um deles resolveu atribuir “cargos” aleatórios aos integrantes do grupo. A partir disso, nasceu o processo bienal de eleição do presidente da roda de bar.
“Da turma que ficava lá, a gente criou um grupo no WhatsApp chamado ‘Roda de Fogo’, que era a roda de amigos que se reunia para brincar. Em certo dia, um dos participantes começou a distribuir cargos para os demais. Depois disso, passamos a chamar o Cachorrão de presidente. Então ele ficou conhecido como o presidente da Roda de Fogo”, relata Álvaro.
Para tornar a escolha mais democrática, o grupo decidiu realizar uma eleição para definir o líder da turma. Na primeira edição, com direito a uma urna eletrônica improvisada, Hibernon Marques, conhecido como “Cachorrão”, foi eleito com cerca de 60 votos.
Eleições 2025
Na terceira eleição da Roda de Fogo, os participantes contaram até com comício e discurso dos candidatos transmitidos pela rádio da cidade. Para celebrar o novo mandato do presidente, a comissão organizou uma festa de posse no mesmo local da apuração dos votos.
“Cachorrão” foi reeleito. Na edição de 2025, foram registrados 282 votos, demonstrando o crescimento e a repercussão da brincadeira no município. O presidente reeleito, que segue no cargo por mais dois anos, obteve 182 votos, derrotando seu principal adversário, conhecido como “Carlão”, que recebeu 100 votos.