27 de julho de 2025

Hospital do Mocambinho oferece tratamento gratuito para dependentes químicos

O serviço é destinado a maiores de 18 anos que tenham feito uso de álcool ou outras drogas nos últimos 15 dias

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 20 horas

Compartilhe:

O Hospital do Mocambinho, em Teresina, está oferecendo tratamento gratuito para pessoas com dependência química que desejam passar por um processo de desintoxicação. O serviço é destinado a maiores de 18 anos que tenham feito uso de álcool ou outras drogas nos últimos 15 dias e estejam dispostos a iniciar o tratamento.

“Pacientes que têm mais de 18 anos, que tenham usado álcool ou algum tipo de entorpecente nos últimos 15 dias, e que têm desejo de realizar essa desintoxicação, podem procurar o nosso serviço”, explica Aristóteles Morais, diretor clínico do hospital.

Para moradores de Teresina, o atendimento pode ser feito diretamente no pronto-socorro do hospital. Já os pacientes que moram em outros municípios devem buscar encaminhamento por meio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros especialistas. O objetivo é oferecer suporte completo durante todas as fases do tratamento.

O diretor destaca que o acolhimento só é feito com o consentimento do paciente. “Vale lembrar que a internação do paciente é voluntária, tem que haver esse desejo de passar por esse processo”, afirma Aristóteles.

Segundo ele, o hospital segue um protocolo único, mas o tratamento é personalizado, conforme as características individuais de cada paciente.

“O tratamento depende do tipo de substância que ele usava, depende de quanto tempo ele fazia uso, se existe alguma comorbidade, porque o paciente pode, por exemplo, ter diabete ou algum problema psicológico. Por isso, a gente tem uma equipe especializada para isso”, explicou o diretor.

Leia também: