
As inscrições para 690 vagas gratuitas nos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertados pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), serão abertas na segunda-feira (4) e vão até o dia 7 de agosto. O CAS integra a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).
Conforme a Seduc, “a formação será ofertada nos municípios de Teresina e Piracuruca, além da modalidade remota, com início das aulas previsto para o mês de agosto”.
O curso é voltado para professores da rede pública, estudantes, pessoas surdas e ouvintes da comunidade em geral.
“A formação inclui os cursos de Libras I, II e III, Libras Kids II, Libras Artístico, Libras/Português e Introdução aos Estudos da Tradução e Interpretação, com turmas nos turnos tarde, noite e aos sábados, nos formatos presencial e remoto”, esclarece a Seduc.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, comenta que as escolas precisam estar preparadas para escutar e entender todos os alunos. “A inclusão começa na sala de aula, com comunicação acessível e respeito à diversidade”, afirma.
VEJA MAIS INFORMAÇÕES:
Inscrições: prazos, locais e modalidades
As inscrições estarão abertas entre os dias 04 e 07 de agosto de 2025, com horários de atendimento das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.
Cursos presenciais – Locais de inscrição:
Teresina:
• CAS – Av. São Raimundo, 568 – Piçarra
(Cursos: Libras II, III, Artístico, Tradução e Interpretação, Libras/Português)
• CETI Matias Olímpio – Av. Jacob Almendra, 498, Bairro Porenquanto
(Cursos: Libras I, II, III)
Piracuruca:
• CETI Anísio Brito – Av. Cel. Pedro de Brito, 1215 – Centro
(Cursos: Libras Básico, Libras I, II e III)
Modalidade remota:
As inscrições e pré-inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico, disponível no site da Seduc-PI ou diretamente pelo link: Clique Aqui
Critérios e etapas de seleção
• Cursos para iniciantes (Libras I): não exigem teste. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, com distribuição de senhas no ato da inscrição presencial. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
• Demais cursos: exigem teste classificatório teórico e prático, conforme cronograma disponível no edital.
Período de testes: de 11 a 16 de agosto de 2025.
Início das aulas:
• 11 de agosto – Cursos sem teste
• 18 de agosto – Cursos com teste
Após a aprovação, os selecionados devem entregar cópias de RG ou CNH, comprovante de residência e, no caso de professores, declaração da escola.
Fonte: Seduc