
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou a intensificação das ações de vigilância epidemiológica e convoca toda a população para se imunizar contra o sarampo.
A vacina está disponível em 91 Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades municipais, nos turnos manhã e tarde, e no posto do Teresina Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
Para se proteger contra o sarampo, as crianças devem tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses.
Caso a pessoa não tenha recebido a vacina nessa faixa etária ou esteja com o esquema de vacinação incompleto, deve tomar duas doses da tríplice viral, se tiver idade entre 5 e 29 anos, ou uma dose única da tríplice viral, se tiver entre 30 e 59 anos.
Já os profissionais de saúde devem tomar duas doses da tríplice viral, independentemente da idade, com exceção de gestantes e imunossuprimidos graves.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Não há tratamento específico, e os medicamentos utilizados visam apenas aliviar os sintomas.
A transmissão é possível de seis dias antes até quatro dias após o surgimento dos sintomas. Os sintomas mais comuns da doença são: irritação nos olhos, corrimento no nariz, mancha branca na parte interna da bochecha, mal-estar, tosse e manchas vermelhas na pele. Pode ocorrer também febre, convulsão, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos mais graves, pode haver lesão cerebral e óbito.