
O Parque Floresta Fóssil, localizado às margens do Rio Poti, em Teresina, agora se chama Parque Floresta Fóssil Doutora Niède Guidon. A mudança foi sancionada pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e publicada no Diário Oficial por meio da Lei nº 6.242/2025.
A proposta é dos vereadores Deolindo Moura (PT) e Inácio Carvalho (PT) e teve parecer favorável da Prefeitura de Teresina, com apoio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Planejamento (Semplan) e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste.
A homenagem reconhece o legado da arqueóloga Niède Guidon, referência internacional nos estudos sobre a pré-história das Américas e figura central na valorização do patrimônio histórico do Piauí.

MORTE DA PESQUISADORA
Niède Guidon nasceu em 1933, na cidade de Jaú (SP), e morreu em junho de 2025, em São Raimundo Nonato (PI), onde dedicou a vida à conservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Foi responsável por importantes escavações que ajudaram a reescrever a história da presença humana nas Américas.
A arqueóloga também fundou a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e era membro da Academia Brasileira de Ciências, além de ter recebido o título de grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico.
LEIA MAIS: Morre, aos 92 anos, a arqueóloga Niède Guidon
Animais recebem nome de Niède Guidon em homenagem à arqueóloga
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!