Alysson Camurça e Aparecida Santana/TV Clube
alyssoncamurca@tvclube.com.br
O incêndio que atingiu a cidade de Pavussu (PI) está contido na região. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Piauí na manhã desta quinta-feira (7). Devido à área devastada, apicultores tiveram safra de quase sete toneladas de mel foi comprometida.
As chamas duraram oito dias e devastaram 98 quilômetros quadrados de vegetação da área. Bombeiros, brigadistas e policiais militares ajudaram a conter as chamas. Cerca de 50 homens auxiliaram na ação.
O prefeito de Pavussu, Winicius Valério (PSD), contou que o prejuízo para a população foi muito grande, pois o setor agrícola é a principal fonte de renda do município.
“As três fontes de renda do nosso município são: agricultura, criação de gado e apicultura. E foram os setores mais afetados, devido à grande proporção desse incêndio”, contou.
Pavussu tem cerca de 3.700 habitantes e, conforme a prefeitura do município, pelo menos 2.000 pessoas foram afetadas pelo fogo.
APICULTURA PREJUDICADA
A Prefeitura de Pavussu informou que as perdas na agricultura chegaram a 90%, especialmente nas lavouras de arroz, milho e feijão.
A apicultora Dalila Silva relatou que a apicultura no município está inviabilizada neste ano, por conta das perdas. “Perdemos quase sete toneladas de mel, perda muito grande para nós produtores”, lamentou.
O apicultor Valdir Alves perdeu metade de suas colmeias “Eu perdi 20 caixas, mais ou menos R$ 8 mil de prejuízo”, disse.
A agricultora Antônia da Silva contou que o avanço do fogo devastou plantações e fez as abelhas abandonarem as colmeias dos apicultores.
“Queimou as roças. As abelhas foram todas embora por causa da fumaça, elas não gostam de fumaça. A gente ficou com medo de chegar até na casa”, contou.
LEIA TAMBÉM:
Helicóptero chega em Pavussu para reforçar combate aos incêndios na região
Fogo avança em Pavussu e helicóptero da PM vai ajudar a conter chamas; assista ao vídeo
Incêndio em área florestal de Pavussu se espalha e Defesa Civil emite alerta severo de evacuação
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!