Bruno do Carmo e Lívia Ferreira
brunodocarmo@tvclube.com.br
Dois equipamentos de radiografia e um de ultrassom foram removidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na tarde desta quarta-feira (27), devido ao atraso de 18 meses nos repasses à THE Imagem, empresa responsável pela locação dos aparelhos.
Conforme a assessoria do grupo, a firma é responsável pelo aluguel de 38 equipamentos para Fundação Municipal de Saúde (FMS), prestando serviço para 13 unidades de saúde da capital. De acordo com as informações repassadas ao Portal ClubeNews, todos os equipamentos de propriedade da THE Imagem serão retirados dos hospitais do município.
Veja a lista completa das unidades afetadas:
- Hospital Alberto Neto
- Hospital da Primavera
- Hospital da Santa Maria da Codipi
- Hospital de Urgência de Teresina
- Hospital do Buenos Aires
- Hospital do Monte Castelo
- Hospital do Parque Piauí
- Hospital Lineu Araújo
- Maternidade do Promorar
- Maternidade Wall Ferraz
- UPA do Promorar
- UPA do Renascença
- UPA do Satélite
Após o procedimento de remoção, ainda segundo a assessoria da THE Imagem, a Prefeitura Municipal de Teresina contatou a empresa, na tentativa de fechar um acordo e evitar a execução do procedimento. A situação ocorre dias após a unidade de saúde, que é referência em urgência e emergência, vivenciar a falta de insumos e medicamentos e ter o serviço de raio-x suspenso. O caso veio à tona através de uma denúncia realizada pelo Conselho Regional de Medicina- Piauí.
O que diz o HUT e a FMS
A Fundação Municipal de Saúde comunica que estão suspensos, temporariamente, os atendimentos de urgência na UPA do Satélite, em virtude dos estragos provocados pela ventania e a forte chuva de hoje à noite( 26). Os usuários devem procurar as outras UPAs da cidade e as urgências municipais.
A unidade de saúde ficou sem energia na ala de recebimento dos pacientes,que já foi restabelecida, e também sofreu alagamento. Imediatamente a direção da UPA acionou a gerência de engenharia da FMS para avaliar os estragos e tomar as providências. O setor de regulação também foi acionado e pacientes foram transferidos para outras áreas da UPA.
O fechamento da ala de acolhimento é uma medida preventiva e os serviços de reparos serão executados imediatamente.
Leia mais: Após denúncias de falta de medicamentos e raio-x quebrado, HUT restabelece funcionamento
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar