
O Governo Federal decretou situação de emergência em Pavussu, no Sul do Piauí, após o incêndio de grandes proporções que atingiu 98 km² de vegetação entre a cidade e Canto do Buriti no início do mês. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Prefeitura poderá solicitar recursos federais para auxílio emergencial da Defesa Civil. A medida possibilita a aquisição de cestas básicas, refeições para trabalhadores e voluntários, além de água potável, kits de limpeza domiciliar, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
As solicitações devem ser feitas diretamente no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e passarão por uma análise antes de os valores serem liberados, com divulgação no DOU.
Relembre o caso
O incêndio começou em 30 de julho em Canto do Buriti. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, as chamas foram originadas em fazenda do município e se propagaram rapidamente até chegarem à zona rural de Pavussu.
Ao todo uma área de cerca de 98 km² foi atingida, o equivalente a 13.625 campos de futebol. Após oito dias de combate ao fogo, a equipe de brigadistas e Corpo de Bombeiros, com apoio do helicóptero da Polícia Militar do Piauí, conseguiram controlar o incêndio.
Agora, a polícia investiga os responsáveis pelo incêndio, que resultou em grandes perdas na região, incluindo plantações inteiras e uma safra de quase sete toneladas de mel.
Leia Mais:
Fogo avança em Pavussu e helicóptero da PM vai ajudar a conter chamas; assista ao vídeo
Incêndio que atingiu área de de 85 km² no Sul do Piauí foi causado por ação humana, diz Defesa Civil
Prefeito decreta estado de calamidade após incêndio que atingiu área de 90 km² no Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!