
O Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as bacias dos rios Piauí e Canindé poderá atender diretamente 24 municípios piauienses com o reforço no abastecimento de água. Além do Piauí, o projeto também contempla duas cidades da Bahia.
O levantamento faz parte do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA), apresentado nesta segunda-feira (18) em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
A discussão reuniu representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de entidades ligadas ao setor.
Segundo o EVTEA, o Canal de Integração do Sertão Piauiense deve alcançar 26 cidades no total. A lista inclui municípios como São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Paulistana, Dom Inocêncio e Jacobina do Piauí.
De acordo com os organizadores da audiência, novas rodadas de debate devem ocorrer à medida que os estudos avancem. A expectativa é que, após a conclusão do EVTEA, o projeto seja estruturado para buscar financiamento e execução.
Ministério estuda viabilidade do projeto
O diretor de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, Bruno Cravo, destacou que o estudo é essencial para indicar a melhor solução para o semiárido.
“Antes de qualquer promessa ou gasto público, a gente precisa ter assertividade na viabilidade do projeto. Esse estudo visa justamente delimitar isso: qual é o projeto viável para combater o déficit hídrico e induzir o desenvolvimento da região do semiárido do Piauí”, afirmou.
Fim da necessidade de carros-pipa
Autor da proposta para a realização da audiência, o deputado estadual Franzé Silva (PT) defendeu que o projeto pode mudar a realidade do interior do estado.
“O sertão piauiense vive de barreiros, de carro-pipa, de miséria e pobreza. Esse primeiro passo mostra que é possível, econômica e socialmente, trazer essa água para o Piauí. Vamos ouvir o Ministério da Integração e depois fazer um grande mutirão, não só da política, mas da sociedade piauiense, para transformar isso em realidade”, disse.
Municípios contemplados
A versão preliminar do estudo prevê que a transposição beneficie diretamente os seguintes municípios piauienses:
- Alegrete do Piauí
- Belém do Piauí
- Campo Alegre do Fidalgo
- Capitão Gervásio Oliveira
- Caridade do Piauí
- Coronel José Dias
- Curral Novo do Piauí
- Dirceu Arcoverde
- Dom Inocêncio
- Francisco Macedo
- Jacobina do Piauí
- Lagoa do Barro do Piauí
- Massapê do Piauí
- Padre Marcos
- Patos do Piauí
- Paulistana
- Queimada Nova
- São Francisco de Assis do Piauí
- São João do Piauí
- São Julião
- São Lourenço do Piauí
- Simões
- Vila Nova do Piauí
- São Raimundo Nonato
Na Bahia, serão alcançados os municípios de Remanso e Sento Sé.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!