21 de agosto de 2025

Reservatório no Sul do Piauí atinge 10% da capacidade e prefeito diz que é a “maior seca do século”

A situação tem prejudicado o abastecimento de água à população e a criação de animais.  

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

Com as altas temperaturas e o regime irregular de chuvas, o reservatório Petrônio Portella, que abastece a cidade de São Raimundo Nonato e mais seis cidades do Piauí, está com apenas 10% da sua capacidade máxima. A situação tem prejudicado o abastecimento de água à população e a criação de animais.  

O prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro (MDB), afirmou – nesta terça-feira (19), em entrevista à TV Clube – que o açude possui água salinizada e de difícil tratamento. Não chove na região desde os primeiros meses de 2025.

“Nós vivemos o momento da maior seca do século. O reservatório Petrônio Portela, que abastece 70% de São Raimundo e mais seis cidades da região, tem apenas 10% da sua capacidade. É um açude que nunca teve a sua sangria. Então, é uma água salinizada, eutrofizada e de difícil tratamento”, disse.

Com a baixa oferta de água potável, o abastecimento é garantido com a ação de carros-pipa. Ao todo, 41 veículos circulam na cidade, sendo 25 carros disponibilizados pelo Exército Brasileiro, seis do Governo do Estado e 10 contratados pela Prefeitura.

Sendo o prefeito Rogério Castro, a solução à problemática seria a construção da adutora Serra da Capivara. A obra foi incluída no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) e está orçada em R$ 220 milhões. Ainda não há previsão para o início das obras.

“Nós temos um projeto factível, que é a adutora da Serra da Capivara. É um projeto que nós elaboramos e levamos ao senador Marcelo Castro, em 2024. Ele conseguiu colocar no PAC. É uma adutora, que vem da barragem do Jenipapo. É uma linha de adução de 65 km, entra no sistema da adutora do Garrincho e passa a funcionar”, declarou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: